O vício em jogos de azar é uma condição muito séria que pode destruir vidas. Embora o tratamento de um vício em jogos de azar possa ser um desafio, muitas pessoas que sofrem da doença encontraram ajuda através do tratamento.
O Que É Um Vício em Jogo?
Estima-se que cerca de dois milhões de pessoas nos EUA são viciadas em jogos de azar, e que por até 20 milhões o hábito interfere seriamente com o trabalho e a vida social. O jogo é quando um indivíduo arrisca algo de valor na esperança de obter algo de valor ainda maior.
O vício em jogos de azar é o desejo incontrolável de continuar jogando, apesar do preço que ele cobra da vida onebois. O jogo é viciante porque estimula o sistema de recompensa cerebral, assim como as drogas ou o álcool. Na verdade, o vício em jogos de azar é o distúrbio de controle de impulsos mais comum em todo o mundo.
Há muitos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de um vício em jogos de azar, incluindo: desespero por dinheiro, os “high” que vêm da emoção de apostar, e a atmosfera inebriante da cena do jogo.
No passado, a comunidade psiquiátrica geralmente considerava o jogo como uma compulsão e não como uma vício, ou seja, um comportamento motivado principalmente por um desejo intenso e não por uma necessidade física. No entanto, como estudos revelaram que o vício em jogos de azar é muito mais semelhante ao alcoolismo e dependência de drogas do que se pensava inicialmente, a Associação Americana de Psiquiatria tomou a decisão de reconhecer oficialmente o jogo como um vício no jogo 5th edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) em 2013.
Como o Jogo Afeta o Cérebro
Semelhante a substâncias viciantes como Meth e Cocaína, o vício em jogos de azar está associado à liberação de dopamina no cérebro. Substâncias viciantes afetam o sistema de recompensa do cérebro e liberam até 10 vezes a quantidade normal de dopamina. O uso contínuo faz com que o corpo desenvolva uma tolerância, como a produção natural de dopamina é inibida e o corpo precisa cada vez mais da substância estimulante para receber a mesma pressa.
Sem dúvida, sabemos que é uma doença cerebral real. Isso é muito diferente de 20 anos atrás, quando as pessoas viam isso como uma questão de moralidade, ganância e falta de força de vontade. Há mudanças no cérebro que explicam por que as pessoas não conseguem parar.- Dr. Timothy Fong, especialista em dependência e co-diretor do Programa de Estudos de Jogos da UCLA
Assim como aqueles que sofrem de transtornos por uso de substâncias exigem batidas cada vez mais fortes para obter quantidades altas ou cada vez maiores de álcool para ficar bêbado, você pode, viciados em jogos de azar buscam empreendimentos mais arriscados e apostam quantias cada vez maiores de dinheiro para receber o mesmo prazer que antes. Além disso, pesquisas mostram que jogadores patológicos e usuários de drogas compartilham muitas das mesmas predisposições genéticas para impulsividade e busca de recompensa. Além disso, tanto aqueles que sofrem de problemas de abuso de substâncias quanto jogadores compulsivos sofrem sintomas de abstinência ao tentar parar.
Sinais E Sintomas De Vício De Jogo
O elemento definidor de um vício em jogos de azar é que as pessoas se tornam completamente absorvidas em atividades específicas de jogo e depois as perseguem de maneira compulsiva, apesar das possíveis consequências negativas. Aqueles que sofrem de um vício em jogos de azar geralmente descrevem uma sensação de perda de controle na qual acreditam que são incapazes de evitar ou parar de jogar.
Sinais comuns de vício em jogos de azar incluem:
- Precisando jogar com quantidades crescentes de dinheiro
- Sem sucesso tentando controlar, cortar ou parar
- Sentir-se inquieto ou irritável quando incapaz de jogar
- Jogar para escapar de problemas ou aliviar emoções negativas
- Tentando recuperar o dinheiro perdido jogando mais
- Jeopardando relacionamentos ou oportunidades importantes por causa do jogo
- Recorrer a roubo ou fraude para obter dinheiro de jogo
Ao contrário dos jogadores causais, as pessoas viciadas em jogos de azar não podem simplesmente parar quando perdem ou estabelecem um limite de perda; eles são obrigados a continuar jogando para tentar recuperar seu dinheiro. Em muitos casos, a pessoa perde mais do que o pretendido, se sente mal com a quantidade de dinheiro perdido e, em seguida, tenta recuperar as perdas jogando ainda mais, o que consequentemente leva a ainda mais dinheiro perdido. Esse ciclo destrutivo leva a muitas consequências negativas e pode ter um sério impacto na saúde física, emocional e financeira de um indivíduo.
Efeitos do vício em jogos de azar
Um dos efeitos mais debilitantes de um vício em jogos de azar é a dívida maciça que se acumula ao longo do tempo; a dívida média que um viciado em jogos de azar deve está entre $40.000 e $70.000. Não é incomum para aqueles com um vício em jogos de azar perderem seus empregos, pois muitas vezes perdem o trabalho ou negligenciam deveres para poder jogar. Muitos jogadores problemáticos, então, muitas vezes recorrem a atividades ilegais, como roubo ou fraude, para financiar seu vício. Aqueles que são incapazes de pagar suas dívidas são forçados a declarar falência e podem até perder suas casas.
Não podia perder dinheiro rápido o suficiente. Dentro de seis meses do meu jogo intenso, eu tinha perdido centenas de milhares de dólares. Eu passei pela minha linha de home equity, todo o crédito que eu poderia obter de cartões de crédito, e emprestou dinheiro de qualquer um que iria dar-me. O dinheiro era minha droga, e como o jogo era como eu ficava chapado, eu o pegava da maneira que podia.Jodie Nealley, Vício em Recuperação de Jogos
Esse tipo de estresse financeiro coloca um enorme fardo tanto para a família quanto para o indivíduo. Muitas relações familiares quebram como resultado do jogo problemático, e as crianças são muitas vezes vítimas inocentes do sofrimento emocional criado dentro de casa.
Aqueles que sofrem de um vício em jogos de azar também sofrem problemas de saúde física, como úlceras, problemas de estômago, dores de cabeça e insônia devido ao estresse. Pessoas com problemas de jogo problemáticos também são mais propensas a abusar de drogas e álcool, o que pode levar a efeitos devastadores adicionais.
Tratamento Para Vício em Jogos de azar
Semelhante a outros vícios comportamentais, os terapeutas descobriram que os jogadores compulsivos respondem positivamente ao tratamento farmacológico e psicossocial.
A terapia cognitivo-comportamental mostrou ser particularmente eficaz na abordagem dos vícios do jogo, pois ensina habilidades de prevenção de recaídas e como mudar hábitos, além de identificar a causa subjacente do vício. Além disso, grupos de apoio e Programas de 12 passos, como os Jogadores Anônimos, são úteis, pois oferecem suporte sem julgamento para outros viciados em jogos de azar em recuperação.
Encontre Ajuda Hoje
Se você acredita que você ou um ente querido pode ter um vício em jogos de azar, pode ser hora de procurar ajuda. Não há razão para passar outro dia lutando contra o vício. Existem inúmeros terapeutas por aí equipados para ajudar especificamente com vícios de jogos de azar. Muitas pessoas boas e morais, assim como você, lutam com o mesmo problema; isso também significa que existem soluções testadas e comprovadas das quais você é mais do que capaz de tirar o máximo proveito.
Se você está procurando acabar com seu vício em jogos de azar, clique em aqui para saber mais sobre quais opções de terapia on-line estão disponíveis para você.