As competições dos Jogos Olímpicos de Paris começaram na última quarta-feira (24), e um recorde mundial já foi quebrado na manhã desta quinta-feira (25). A atleta sul-coreana Lim Sihyeon, no tiro com arco, atingiu a marca de 694 pontos nas classificatórias. Além da excelente atuação de Lim, a brasileira Ana Luiza Caetano foi a primeira representante do Brasil a competir nos Jogos, alcançando 660 pontos, sua melhor marca pessoal.
Classificatórias e Conquistas do Tiro com Arco
Ao longo das classificatórias, que servem para definir os confrontos do mata-mata no feminino e somam pontos para a classificação das duplas mistas, Lim Sihyeon se manteve nas primeiras colocações desde o início da competição. Dos 720 pontos possíveis, a atleta de 21 anos somou 694, acertando o centro do alvo 48 vezes. Essa performance impressionante estabeleceu um novo recorde mundial e destacou Lim como uma das favoritas para a medalha de ouro.
Primeira Participação do Brasil nos Jogos Olímpicos do Tiro com Arco
Ana Luiza Caetano não apenas fez sua estreia nas Olimpíadas, mas também foi a primeira brasileira a participar de uma disputa nos Jogos Olímpicos de Paris. Após lançar 72 flechas, a jovem atingiu a pontuação de 660 e terminou a disputa em 19º lugar. Ao todo, 64 atletas participaram desta etapa. Como primeiro desafio do individual feminino, a arqueira enfrentará Zana Pintaric, da Eslovênia. A disputa está marcada para a próxima terça-feira (30), às 07h30 (de Brasília).
Além de alcançar sua melhor marca pessoal, a pontuação de Ana Luiza encaminha a possível classificação do Brasil nas duplas mistas. A vaga na disputa de duplas será definida ainda nesta manhã. Às 9h15 (de Brasília), Marcus D'Almeida inicia sua trajetória nos Jogos. Caso a pontuação do número 1 do mundo somada aos pontos conquistados por Ana Luiza deixe a dupla brasileira entre os 16 melhores, eles garantem participação na disputa.
Melhor do Mundo, Brasileiro Fica em 17º no Ranqueamento do Tiro com Arco
Favorito à medalha, o arqueiro Marcus D'Almeida ficou em 17º entre os 64 atletas no ranqueamento do tiro com arco masculino dos Jogos Olímpicos de Paris. Somando seus pontos com os de Ana Luiza Caetano, o Brasil conquistou, pela primeira vez, uma vaga na fase final das duplas mistas.
O que Aconteceu
O brasileiro, número 1 do mundo, somou 673 pontos, ficando 13 atrás do líder do ranqueamento, o sul-coreano Woojin Kim, que é o segundo colocado do ranking. Foram disparadas 72 flechas, em 12 rodadas de seis disparos cada uma, sendo 720 a pontuação máxima. Marcus começou mal, deu indícios de que se recuperaria, mas se classificou apenas no top 20. Ele começou em 40º e até colou nos dez primeiros colocados, mas depois perdeu posições. Terminou a primeira metade da sessão em 20º, e no final subiu três colocações.
O arqueiro de 26 anos não se destacou, mas manteve uma regularidade, com apenas três de suas 72 flechas acertando abaixo dos nove pontos — todas elas cravaram no oito. Além disso, teve duas rodadas quase perfeitas, fazendo 59 de 60 possíveis pontos. Em ambas as oportunidades, só não acertou o dez no sexto disparo. Ele acertou o X, o centro do alvo, sete vezes e fez dez pontos em 28 disparos.
Desempenho Olímpico de Marcus
Apesar da 17ª posição, Marcus teve seu melhor desempenho em um ranqueamento olímpico. Ele fez 658 pontos no qualificatório na Rio-2016 e 651 em Tóquio-2020. Ficou em nono na última edição dos Jogos, depois de ter estreado nas Olimpíadas em 33º, há oito anos.
Definição do Chaveamento e Próximos Confrontos
O resultado da classificatória definiu o chaveamento do mata-mata. O melhor ranqueado (1º) enfrenta quem ficou em último (64º), e assim sucessivamente para formar os confrontos. Os pontos também serão somados para a competição de duplas mistas, em que as 16 melhores duplas se classificam. A arqueira brasileira em Paris é a estreante Ana Luiza Caetano, que se classificou em 19º, com 660 pontos.
Marcus enfrentará na primeira eliminatória o ucraniano Mykailo Usach, número 110 do ranking, que ficou em 48º. Os confrontos das duas primeiras fases eliminatórias do tiro com arco masculino ocorrem entre 30 de julho e 1º de agosto. Os duelos de oitavas, quartas, semifinais e finais serão realizados em 4 de agosto.
Classificação Brasileira e Expectativas no Tiro com Arco
Finalizado o ranqueamento, o Brasil se classificou em 10º na equipe mista, com 1333 pontos somados. Assim como havia sido no feminino, o ranqueamento do masculino não teve transmissão oficial. A fase classificatória foi realizada em um campo de competição ao lado da arena principal e sem público, que terá acesso a partir da próxima fase, nas eliminatórias.
Com a pontuação combinada de Marcus D'Almeida e Ana Luiza Caetano, as expectativas são altas para o desempenho da equipe brasileira nas fases eliminatórias dos Jogos Olímpicos de Paris.
Nos acompanhe nas redes sociais do Apostador Brasileiro e saiba tudo sobre apostas esportivas.
Jornalista, especialista em conteúdo web há mais de 10 anos. Analisou e escreveu sobre diversos temas, até se apaixonar pelo esporte e outros temas. Seu foco é levar informações valiosas para os leitores com conteúdo de qualidade.