Pesquisar

Qual equipe europeia deposita mais confiança nos jovens talentos do Brasil? Uma investigação foi realizada para descobrir quais clubes do continente mais recorreram aos serviços de jogadores nascidos na nação sul-americana em temporadas passadas.

Uma pesquisa das 120 transações mais relevantes da história do esporte bretão no Brasil indicou as equipes que mais apostaram em brasileiros. O estudo colocou o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, no topo da lista.

O Shakhtar emergiu como a “entidade europeia com mais essência brasileira”, particularmente após o ingresso do treinador romeno Mircea Lucescu em 2004. O próprio comandante expressou que seu apreço pelo estilo de jogo do Brasil surgiu durante o Mundial de 1970, no qual ele esteve presente como atleta e observou o país conquistando o tricampeonato mundial. Em declarações à imprensa, Lucescu ressaltou: “Eu os venero”, em referência ao futebol do Brasil.

Com o advento de Lucescu no leme da equipe, que estava distante de ser a mais soberana em sua nação, optou-se por apostar em atletas brasileiros que ele estimava e acompanhava. Tal abordagem culminou em êxito notável, e o clube obteve trinta e seis títulos reconhecíveis em sua trajetória, comparado a somente seis prévios à sua chegada.

Futebolistas como Fernandinho, Ilsinho, Willian, Jadson e Luiz Adriano foram vitais nos triunfos do Shakhtar, contabilizando entre eles a UEFA Cup de 2009, tida como a mais prestigiosa conquista na cronologia do time ucraniano.

Entidades europeias que captam as maiores promessas brasileiras

A relação dos clubes europeus com mais presença no ranking das 120 maiores negociações do esporte brasileiro revela o seguinte:

Quantidade de recrutas

Equipe

Nação

Suprema aquisição (milhões de euros)

Comerciante

Período

9ShakhtarUcrâniaBernardo (25)Atlético-MG2013
8MilãoItáliaLucas Paquetá (35)Flamengo2018
7BarcelonaEspanhaNeymar (57)Santos2013
6Real MadridEspanhaVinícius Júnior (45)Flamengo2017

O Bayer Leverkusen da Alemanha, o Lyon da França e o Porto de Portugal ficaram na quinta posição empatados, com quatro aquisições cada um dos 120 mais cotados do Brasil. Bayer e Lyon desembolsaram 20 milhões de euros cada por Paulinho (Vasco em 2018) e Bruno Guimarães, respectivamente, nas suas mais vultosas compras (Athletico-PR em 2020).

As demais oito contratações pelo Shakhtar incluíram Fred (Internacional), Willian (Corinthians), Ilsinho (São Paulo), Fernando (Grêmio), Tetê (Grêmio), Marcelo Moreno (Cruzeiro), Wellington Nem (Fluminense) e Fernandinho (Athletico-PR).

Contextualizando o Shakhtar Donetsk

O Shakhtar Donetsk ascendeu como a agremiação ucraniana de maior renome entre os brasileiros. Instaurada em 1936 na cidade homônima de Donetsk, no sudeste ucraniano, o time realiza seus embates no Estádio NSK Olimpiyskyi, que acomoda 70 mil espectadores.

A equipe é proeminente no cenário futebolístico da Ucrânia e tem como arquirrival o Dínamo Kiev. Seu acervo de troféus inclui treze conquistas da Liga Premier ucraniana, treze do Campeonato Nacional da Ucrânia, nove da Supercopa da Ucrânia e um êxito na UEFA Cup.