A primazia continental de 2024 será definida em breve, com a CONMEBOL já tendo anunciado os momentos dos embates da Recopa Sul-Americana de 2024 envolvendo Fluminense e Liga de Quito. O confronto de abertura no Equador está marcado para quinta-feira, 22 de fevereiro, ao passo que o jogo de volta, em território brasileiro, ocorrerá após uma semana, na quinta-feira, 29 de fevereiro.

Os recentes monarcas sul-americanos farão as honras aos campeões da Libertadores no Estádio Rodrigo Paz Delgado, enquanto a agremiação das Laranjeiras terá a chance de brilhar novamente no lendário Maracanã, palco de sua primeira conquista internacional há poucos meses. Ambos os duelos estão previstos para as 21h30, horário local no Brasil (19h30, hora no Equador).

Liga busca o terceiro “Maracanazo”

De maneira interessante, este embate reunirá adversários já conhecidos. A Liga de Quito superou o Fluminense em dois episódios memoráveis, ambos no Maracanã. A primeira proeza do “Soberano das Copas” equatoriano ocorreu na decisão da Libertadores de 2008, triunfando nas penalidades máximas e prorrogando a ânsia do Flu pelo desejado triunfo no torneio continental. Depois, em apenas um ano, a Liga superou mais uma vez os tricolores na decisão da Sul-Americana de 2009, no Rio, com uma vitória agregada de 5-4.

Outra Recopa reunindo Brasil e Equador

E para incrementar, a Recopa Sul-Americana de novo promoverá um duelo entre uma equipe brasileira e uma equatoriana. Na edição anterior, o embate foi entre o Flamengo, que se sagrou campeão da Libertadores de 2022, e o Independiente del Valle, triunfante na Sul-Americana.

Naquele encontro decisivo, foi a seleção do Equador quem levou o título para casa. Depois de sucumbir por 1 a 0 na partida longe de seus domínios, o rubro-negro carioca levou o jogo para a prorrogação com um tento no último momento de Giorgian De Arrascaeta, mas o time comandado por Martin Anselmi surpreendeu na disputa de pênaltis e se consagrou vencedor no Maracanã.