Pesquisar

A revista France Football desvendou os nomeados ao Bola de Ouro de 2022. A despeito da falta de Lionel Messi e Neymar, a compilação está repleta de esportistas notáveis. Ambos atletas do PSG, ainda que tenham sido presenças constantes nesta relação por vários anos, sofreram decepção por não serem citados dessa vez.

Entretanto, com três indicados, o Brasil mostra-se adequadamente representado. Ainda que as possibilidades sejam reduzidas, o futebol nacional situa-se entre os mais eminentes do globo por conta do excelente momento vivido pelos jogadores atualmente.

Trio de brasileiros na elite dos 30 indicados ao Bola de Ouro 2022

O Brasil consta na escalação da France Football. A ausência de Neymar foi uma surpresa para muitos, visto que ele era o atleta mais reconhecido do país, porém, por causa de contusões, apresentou um rendimento inferior ao esperado.

Concomitantemente, dois volantes que concorrem a um lugar na seleção nacional tiveram o ano mais brilhante de suas carreiras e um avançado também viveu seu ápice profissional. Saiba mais!

Vini Jr.

O avante do Real Madrid ascendeu como um dos mais destacados jogadores nacionais após uma jornada admirável. Vini Jr., de fato, superou as críticas que enfrentou desde sua chegada no Velho Continente.

Em 52 embates, ele balançou as redes 22 vezes e forneceu 16 assistências no decorrer da temporada. Em conjunto com Karim Benzema, constituiu uma das duplas de ataque mais temidas do continente e firmou-se na estratégia de Tite para a Seleção Brasileira.

O momento mais marcante foi o triunfo sobre o Liverpool na decisão da Champions League. Em seu primeiro grande momento como personagem central, o dianteiro anotou o tento do triunfo. Embora as probabilidades de sair vitorioso com a Bola de Ouro sejam escassas, o porvir parece promissor.

Casemiro

Casemiro, titular da equipe nacional, ganhou as manchetes por sua espetacular mudança para o Manchester United. Ele abraçou esse novo desafio meses antes do Mundial, mesmo sendo um dos preeminentes em seu posto a nível global.

Antecedendo isso, Casemiro viveu uma temporada notável no Real Madrid. Sendo parte integrante do trio de meio-campistas, desempenhou papel vital para o sucesso de Kroos e Modric na obtenção da sexta Champions League.

Seu adeus ao Real Madrid, entremeado de congratulações, enfatiza sua habilidade oculta no gramado. O jogador é reconhecido por sua liderança, contenção defensiva e habilidade de contribuir no ataque quando solicitado, aos 30 anos de idade.

Fabinho

Jurgen Klopp deposita sua confiança no volante do Liverpool. Em terras natais, atuou como defensor lateral e tem se destacado desde que se juntou aos Reds em 2018.

O que mais chamou a atenção na temporada 2021-2022 foram seus números ofensivos. Com oito tentos em 48 partidas, Fabinho desfrutou de sua temporada mais frutífera. Antes disso, marcara apenas três vezes pelo clube.

Ainda que os volantes nem sempre sejam muito exaltados em premiações deste calibre, Fabinho é apontado ao troféu pela sua solidez e por ser um esteio do Liverpool, agremiação consistentemente na luta por títulos.

Karim Benzema desponta como o principal aspirante ao prêmio

Embora os brasileiros detenham ínfimas esperanças de ardente vitória, Karim Benzema é o preferido evidente. O parceiro de Vini Jr no Real Madrid gozou de uma estação memorável.

Em 46 confrontos, ele registrou 44 gols. Alguns foram de grande magnitude, exemplificados pelos dois hat-tricks sequenciais na Champions League. O Real Madrid teve um trajeto árduo, mas culminou com a conquista de sua 14ª Champions League, sobrepujando PSG, Chelsea, Manchester City e Liverpool, principalmente graças aos 15 tentos de Benzema. Em resumo, será uma proeza destronar sua candidatura ao prêmio.

O Brasil acumula seis Bolas de Ouro historicamente

Quatro futebolistas brasileiros distintos já foram galardoados com a Bola de Ouro da France Football. Ronaldo é o mais galardoado com três louros, seguido por Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká, cada um com um galardão.

Convém recordar que esse reconhecimento difere do condecorado pela FIFA como Melhor Jogador do Mundo. As distinções foram amalgamadas de 2010 a 2015, mas desde 2016, foram novamente segregadas.

Isso esclarece por que nomes como Romário (1994) e Ronaldinho Gaúcho (2004), eleitos melhores do planeta pela FIFA, não constam na relação.

Confira os laureados com a Bola de Ouro da France Football do Brasil:

  • Ronaldo (1996, 1997 e 2002);
  • Rivaldo (1999);
  • Ronaldinho Gaúcho (2005);
  • Kaká (2007).

A premiação da Bola de Ouro 2022 ocorrerá em Paris em 17 de outubro, oportunizando que Benzema seja agraciado em seus domínios.