Pesquisar

Os recentes incidentes arbitrais na Espanha suscitaram grande repercussão. Após o jogo entre Real Madrid e Almería, atenções se voltaram contra a equipe de arbitragem devido à divulgação de áudios da sala do VAR que influenciaram as decisões do árbitro principal.

Contudo, a Federação Real Espanhola de Futebol (RFEF) não divulgou toda a gravação, pois omitiram um lance polêmico em que Vinicius Junior teria acertado Alejandro Pozo. O jornalista catalão Gerard Romero assumiu a responsabilidade pela revelação do áudio do lance.

A controvérsia avança após o encontro entre Real Madrid e Almería: VAR captou cotovelada de Vini em Pozo, mas o lance não foi reavaliado

Em seu canal no Twitch, Romero expressou descontentamento com a pressão da imprensa madrilenha sobre os árbitros e como o corpo de arbitragem optou intencionalmente por descartar a jogada polêmica envolvendo Vinicius Jr.

Naquele momento, os meios de comunicação da capital espanhola alegaram que o árbitro não sancionou o lance por o VAR não ter realizado a revisão. No entanto, o áudio vazado confirma que houve imagens analisadas pelo VAR, comentários feitos e uma decisão final, o que intensificou o debate.

O que o VAR comunicou ao árbitro principal sobre a suposta agressão de Vini em Pozo?

Diante das fortes críticas aos árbitros, Gerard Romero exibiu para sua audiência um áudio vazado da sala do VAR, no qual se pode ouvir as opiniões dos árbitros sobre a agressão polêmica de Vini:

  • Hernández Hernández (VAR): Falta possível no ataque. Quero ver isso. Um pouco mais atrás. Ah, quero ver de perto.
  • Hernández Maese (Árbitro Principal): O que aconteceu? Para mim, nada, apenas um confronto entre os dois. Ele reclama do rosto, mas daqui não vejo nada.
  • Hernández Hernández: Sim, quando ele tenta afastar-se com o braço, ele acerta o rosto dele, certo? Quando ele tenta desvencilhar-se, ele se prepara e acerta o rosto, certo?
  • Hernández Maese: Só um momento.
  • Hernández Hernández: Vamos voltar ao jogo ao vivo.
  • Hernández Maese (ao capitão do Almería): Escuta um momento. Eles estão verificando (VAR) se houve contato. Estão analisando acima.
  • Hernández Maese (ao VAR): Vamos, precisamos ver isso, equipe.

LaLiga vai iniciar uma investigação sobre o áudio vazado

Após o debate gerado pelo áudio vazado, a liga anunciou que uma investigação seria conduzida. Na Espanha, há perplexidade sobre como um jornalista conseguiu acesso ao material audiovisual, conforme reivindicado por Gerard Romero. Romero abordou a questão nas redes sociais: “Que investiguem, que investiguem, mas principalmente como esse VAR foi UTILIZADO”.

Vinicius será sancionado?

Uma coisa é certa nesse impasse. O CTA (Comitê Técnico de Arbitragem) reconhece que houve uma agressão de Vinicius em Alejandro Pozo, confirmando que o atleta brasileiro atingiu o rosto do jogador da UD Almería.

Portanto, além da autenticidade dos áudios e da confirmação da investigação da RFEF, o extremo pode ser penalizado se a UD Almería denunciar o incidente.