O laureado mais recente com a distinção Samba de Ouro, conferida ao distinto futebolista brasileiro do ano desde 2008, Vinicius Junior, que tomou o lugar de Neymar, agraciado seis vezes com o galardão e destacado vencedor nas três últimas edições, transmitiu um agradecimento aos indivíduos que nele votaram durante a cerimônia de entrega.

Expressando sua gratidão aos aficionados pelo suporte, Vinicius mencionou que o prêmio representa um marco extremamente relevante em sua carreira e que se sente prestigiado por figurar no elenco de agraciados com a honraria.

“Olá a todos, estou aqui apenas para expressar minha gratidão, em primeiro lugar, pelo afeto e também por ser agraciado com este prêmio de imensa importância para mim, que foi detido por notáveis atletas anteriormente. É uma distinção ser reconhecido após Neymar, que deteve o título por um período considerável. É um privilégio estar nesta relação e me sinto muito contente. Já destinei um espaço especial para o troféu em casa e tenho a expectativa de ganhá-lo múltiplas vezes. Grato sempre pelo afeto”, declarou ele.

Relação dos anteriores agraciados com o galardão

2008 – Kaká (AC Milan)
2009 – Luís Fabiano (Sevilla FC)
2010 – Maicon (Inter de Milão)
2011 – Thiago Silva (Milan)
2012 – Thiago Silva (AC Milan/PSG)
2013 – Thiago Silva (AC Milan/PSG)
2014 – Neymar (Barcelona)
2015 – Neymar (Barcelona)
2016 – Coutinho (Liverpool)
2017 – Neymar (Barcelona/PSG)
2018 – Firmino (Liverpool)
2019 – Alisson (Liverpool)
2020 – Neymar (PSG)
2021 – Neymar (PSG)
2022 – Neymar (PSG)
2023 – Vinícius Jr. (Real Madrid)

Importa sublinhar que junto a Vinicius, Marcos Leonardo, do Santos, foi honrado com o galardão na categoria sub-23, enquanto Tamires foi reconhecida na vertente feminina.