Após se consagrar o maior artilheiro da Seleção em jogos contra seleções adversárias na noite de sexta-feira (8), atingindo 79 tentos, o dianteiro Neymar foi homenageado com um tributo em forma de placa após o triunfo brasileiro por 5 a 1 diante da Bolívia, no Estádio Mangueirão, situado em Belém, no estado do Pará.

No instante de 16 minutos da etapa complementar, os 43 mil aficionados presentes na arena presenciaram a figura com a camiseta número 10 inscrever seu nome na história ao balançar a rede pela vez de número 78 com a camisa da Seleção Brasileira durante a disputa pelas Eliminatórias do Mundial de 2026. O jogador ainda teria oportunidade de elevar sua contagem pessoal aos 47 minutos da segunda metade do confronto.

O ícone do futebol expressou seu regozijo ao alcançar tal cifra e enfatizou que nutriu o sonho de construir sua trajetória com a camisa da Amarelinha.

“Estou extremamente contente, sem palavras, jamais pensei alcançar tal feito. Não me considero superior ao Pelé ou a qualquer outro atleta que defendeu a seleção. Sempre almejei gravar minha trajetória nas páginas do futebol brasileiro e na seleção, e hoje consegui. Sou grato à minha família e a todos os parceiros de equipe”, proferiu.

Neymar acumulou uma jornada que se iniciou nas Seleções de Base. Defendendo o Sub-20, o atacante celebrou o título do torneio mundial da categoria. Com a equipe Olímpica, arrebatou a premiação de ouro inédita, marcando uma cobrança de falta na final e executando o penal máximo decisivo que comoveu incontáveis aficionados no Maracanã e por todo o território nacional, no ano de 2016.

Atuando pela Seleção Principal, o atleta de número 10 participou de três edições da Copa do Mundo, ascendeu ao pódio da Copa das Confederações em 2013, sediada no Brasil, e agora agrega mais uma página gloriosa ao seu relato na Seleção.

A Seleção Brasileira deu início à sua jornada nas Eliminatórias com o seguinte escalonamento: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães (Ibañez) e Renan Lodi (Caio Henrique); Casemiro, Bruno Guimarães (Joelinton) e Neymar; Raphinha, Richarlison (Matheus Cunha) e Rodrygo (Gabriel Jesus).

O esquadrão brasileiro retorna ao embate das Eliminatórias na terça-feira (12), às 23h (horário de Brasília), enfrentando o Peru, na cidade de Lima.