Pesquisar

A 15 mil km de Paris, onde ocorrem a maioria das competições olímpicas, seis brasileiros disputam a medalha de ouro no surfe. Em Teahupoo, na Polinésia Francesa, famosa por suas ondas desafiadoras, Gabriel Medina, Filipe Toledo, João Chianca, Tatiana Weston-Webb, Luana Silva e Tainá Hinckel representam o Brasil no único esporte realizado fora da França. No primeiro dia de competições, Filipe Toledo foi o primeiro a entrar na água, mas caiu para a repescagem. Em seguida, Medina e Chianca avançaram diretamente às oitavas de final.

Delegação Brasileira em Peso

O Brasil chega aos Jogos com a maior delegação no surfe, sendo o único país com seis competidores em Teahupoo. A busca é pelo segundo título olímpico na modalidade, já que Ítalo Ferreira foi o primeiro medalhista de ouro quando o surfe estreou nas Olimpíadas. Para esta edição, o Comitê Olímpico Internacional decidiu realizar a competição fora da França devido à má qualidade das ondas na época dos Jogos.

Formato da Competição

O campeonato começa com oito baterias de três surfistas cada. O primeiro colocado de cada bateria avança direto às oitavas, enquanto os outros dois competidores vão para a repescagem. O primeiro dia começou com as disputas masculinas e encerrou com Tatiana Weston-Webb, Luana Silva e Tainá Hinckel competindo no primeiro round feminino. Conforme a previsão das ondas, as repescagens devem acontecer no domingo.

Filipe Toledo na Repescagem

Filipe Toledo, que tirou um ano sabático do Circuito Mundial de Surfe para cuidar da saúde mental, representou o Brasil em Teahupoo. Na terceira bateria do primeiro round, competiu contra Kanoa Igarashi, do Japão, e Alonso Correa, do Peru. Toledo teve uma chance inicial, mas caiu no tubo e pontuou apenas 0.93. Correa liderou com 8.50, e, mesmo com um bom tubo que lhe rendeu 6.23, Toledo caiu para a repescagem junto com Igarashi.

Declarações de Filipe Toledo

“Os primeiros minutos foram cruciais. Cometi um erro na primeira onda, o que me deixou sem prioridade. Outro erro foi cair em uma onda menor. Consegui um 6, mas o mar parou. Vamos manter a energia e concluir na repescagem”, disse Toledo após a bateria.

Gabriel Medina Avança

Gabriel Medina, com um histórico impressionante em Teahupoo, avançou diretamente às oitavas. Na quarta bateria do primeiro round, Medina liderou com notas 7.17 e 6.33, enquanto seus adversários caíram para a repescagem. “Usei a estratégia de prioridade, consegui duas boas ondas e controlei a bateria. Fico feliz de ter passado e vou para o próximo round”, comemorou Medina.

Resultados do Primeiro Round Masculino

  1. Ethan Ewing (AUS) 9.90 x Tim Elter (ALE) 4.00 x Jordy Smith (AFS) 7.60
  2. Joan Duru (FRA) 13.84 x Jack Robinson (AUS) 13.36 x Matthew McGillivray (AFS) 5.26
  3. Alonso Correa (PER) 14.83 x Filipe Toledo (BRA) 7.63 x Kanoa Igarashi (JAP) 4.17
  4. Gabriel Medina (BRA) 13.50 x Connor O'Leary (JAP) 9.93 x Bryan Perez (ELS) 7.53
  5. Ramzi Boukhiam (MAR) 9.76 x Billy Stairmand (NZL) 5.53 x João Chianca (BRA) 10.07
  6. Andy Criere (ESP) 12.00 x John John Florence (EUA) 17.33 x Alan Cleland (MEX) 14.34
  7. Kauli Vaast (FRA) 13.63 x Lucca Messinas (PER) 11.10 x Griffin Colapinto (EUA) 17.03
  8. Rio Waida (IND) 5.74 x Leonardo Fioravanti (ITA) 8.87 x Reo Inaba (JAP) 12.76

Perspectivas para as Próximas Rodadas

Com Medina e Chianca avançando diretamente às oitavas, as expectativas são altas para os surfistas brasileiros. A competição em Teahupoo promete fortes emoções, com ondas desafiadoras e a presença dos melhores surfistas do mundo. A repescagem será uma nova chance para Filipe Toledo mostrar seu talento e seguir na disputa pelo ouro.

Os Jogos Olímpicos de Paris, com o surfe sendo disputado em Teahupoo, destacam-se por sua singularidade e desafios. A delegação brasileira mostrou força e potencial, com Medina e Chianca avançando e Toledo buscando recuperação na repescagem. As próximas rodadas serão decisivas para definir os rumos dos surfistas brasileiros na busca pela medalha olímpica.

Nos acompanhe nas redes sociais do Apostador Brasileiro e saiba tudo sobre apostas esportivas.

553cd95d00c8f03c79dadf5af6a1a037
Jornalista, especialista em conteúdo web, revisora e editora. | Website

Jornalista, especialista em conteúdo web há mais de 10 anos. Analisou e escreveu sobre diversos temas, até se apaixonar pelo esporte e outros temas. Seu foco é levar informações valiosas para os leitores com conteúdo de qualidade.