Com início no ano subsequente, o Torneio Intercontinental, que entre 1960 e 2004 opôs o vencedor europeu ao soberano latino-americano, voltará com uma estrutura reformulada. A instauração foi confirmada pelo Comitê da FIFA durante um encontro na metrópole de Jeddah, na Arábia Saudita, juntamente com outras resoluções significativas, como a instauração do novo Campeonato Mundial de Clubes a partir de 2025.

A estreia no formato renovado se dará com um embate singular envolvendo o campeão da Oceania e o líder da Ásia ou da África. Posteriormente, o triunfador desse desafio encarará o soberano da confederação africana ou asiática que não participou da etapa inicial.

Do lado oposto, os detentores da Copa Libertadores e do troféu da Concacaf se confrontarão. O palco do evento inaugural será estabelecido mediante sorteio e nos anos subseqüentes haverá rodízio.

Os triunfadores destes duelos medirão forças para determinar a equipe que avançará à final do Intercontinental juntamente com o campeão da Liga dos Campeões. A peleja final está marcada para 18 de dezembro de 2024, em sede imparcial.

A partir do ano de 2024, ocorrerá um campeonato interclubes anual da FIFA – o Campeonato Intercontinental FIFA. Este certame congregará todos os campeões vigentes dos torneios interclubes mais influentes de cada confederação e culminará em um confronto final em local imparcial entre os campeões da UEFA Champions League.

Os times com maior número de triunfos no Intercontinental incluem AC Milan e Real Madrid, cada um com 3 conquistas, seguidos por Peñarol, Nacional e Boca Juniors, também portadores de 3 troféus. Entre os times brasileiros que mais ascenderam ao topo estão Santos e São Paulo, com 2 conquistas cada um. Grêmio e Flamengo igualmente já desfrutaram do êxito de sagrarem-se campeões do Intercontinental.