Pesquisar

Na UEFA Europa League, a segunda competição mais prestigiada do continente europeu, evidencia-se o Sporting de Braga, equipe lusitana, que se sobressai com uma escalação que inclui cinco atletas do Brasil, a maior representação entre os clubes participantes.
As eliminatórias de oitavas de final do Europa League, iniciadas em 9 de março e concluídas em 17 de março, contaram com dezesseis conjuntos lutando em confrontos com partidas de ida e volta para estabelecer quem prosseguiria às quartas de final do certame.
O embate decisivo do campeonato, que se dará em 18 de maio de 2022, será disputado no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilha, Espanha, por meio de uma única partida.
O vídeo a seguir ilustra os embates inaugurais dos oitavos da UEFA Europa League:

– Estrela Vermelha, da Sérvia 0x3 Rangers, da Escócia;
– Braga, de Portugal 2×0 Mônaco, da França;
– Porto, de Portugal 0x1 Lyon, da França;
– Atalanta, da Itália 3×2 Bayer Leverkusen, da Alemanha;
– Sevilla, da Espanha 1×0 West Ham, da Inglaterra;
– Barcelona, Espanha 0x0 Galatasaray, Turquia;
– Spartak Moscovo, da Rússia (desqualificado devido ao conflito na Ucrânia) x Red Bull Leipzig, da Alemanha;
– Betis, da Espanha 1×2 Eintracht Frankfurt, da Alemanha.
Os atletas brasileiros que marcaram presença nas oitavas de final do Europa League são:

– Braga: Matheus, Yan Couto, Vitor Tormena, Lucas Mineiro e Fabiano Souza;
– Mônaco: Vanderson, Jean Lucas e Caio Henrique;
– Porto: Pepê, Galeno, Wendell e Evanilson;
– Lyon: Lucas Paquetá, Henrique e Thiago Mendes;
– Bayer Leverkusen: Paulinho;
– Sevilla: Diego Carlos e Fernando;
– Barcelona: Daniel Alves e Neto;
– Galatasaray: Marcão Teixeira;
– Bétis: Willian José;
– Eintracht Frankfurt: Tuta.
Em razão do conflito em curso entre Rússia e Ucrânia, o Spartak Moscovo foi excluído. Caso o conjunto tivesse prosseguido para as oitavas, contaria com o defensor Ayrton Lucas como embaixador brasileiro em suas fileiras.

Diversos brasileiros já foram laureados com o título da Liga Europa ao longo da história. Entre eles estão nomes como Tita, Alemão, Careca, Júlio César, Zé Elias, Ronaldo, Taffarel, Capone, Márcio Mexerica, Leonardo, Leonardo Santiago, Deco, Derlei, Clayton, Fábio Aurélio, Ricardo Oliveira, Daniel Carvalho, Vagner Love, Daniel Alves, Adriano, Renato, Fabiano, Ilsinho, Fernandinho, Jadson, Willian, Brandão, Luiz Adriano, Paulo Assunção, Helton, Maicon, Souza, Fernando, Hulk, Walter, Miranda, Filipe Luís, Diego, David Luiz, Ramires, Oscar, Mariano, Filipe Luís, Diego Costa, Emerson Palmieri, Jorginho e Willian.

A Liga Europa é uma das competições mais tradicionais e com grande relevância histórica na Europa, contando com 50 edições desde seu início em 1972. Sob a égide da UEFA, o clube mais laureado no torneio é o Sevilla, da Espanha, com seis títulos, o último conquistado em 2020. O campeão da Europa League obtém o privilégio de enfrentar o campeão da Liga dos Campeões na SuperTaça Europeia no ano subsequente.