A palavra “perfeição” deve ser usada com cuidado no esporte, mas não parece absurdo recorrer a ela para definir a estreia da seleção brasileira de handebol nas Olimpíadas de Paris. Com grande atuação em todos os lados da quadra, a seleção de handebol feminina venceu a Espanha por 29 a 18 nesta quinta-feira (25), na Arena Paris Sul. O triunfo, válido pelo Grupo B, foi o primeiro das brasileiras sobre as espanholas em confrontos oficiais.
Destaques da Partida
A goleira Gabriela Moreschi foi um dos destaques brasileiros na partida. Ela teve 45% de aproveitamento, defendendo 14 de 31 arremessos espanhóis. As intervenções de Gabi chamaram atenção dos torcedores, que fizeram o nome dela viralizar nas redes sociais.
No ataque, a seleção brasileira também foi bem, com 66% de aproveitamento, convertendo 29 arremessos de 44 tentados. Bruna de Paula e Patricia terminaram como artilheiras da seleção, com seis gols cada.
Grupo B e Próximos Confrontos
Mais cedo, em outro jogo do Grupo B das Olimpíadas de Paris, a Holanda venceu Angola por 34 a 31. Hungria e França ainda se enfrentam nesta quinta, às 14h (de Brasília). O torneio de handebol tem duas chaves, com seis times cada. Os quatro melhores colocados avançam às quartas de final.
A seleção de handebol feminina, campeã do mundo em 2013, disputa as Olimpíadas pela sétima vez e busca a primeira medalha. Em Tóquio 2020, caiu ainda na fase de grupos. Anos antes, na Rio 2016, alcançou o quinto lugar, melhor campanha em uma edição dos Jogos até hoje.
Depois da vitória sobre a Espanha, a seleção de handebol feminina voltará à quadra da Arena Paris Sul no domingo, diante da Hungria, às 4h (de Brasília). Na sequência, ainda vai enfrentar França (atual campeã olímpica), Holanda e Angola, nessa ordem.
Como Foi o Jogo
A Espanha marcou o primeiro gol da partida, mas Larissa deixou tudo igual, e a seleção de handebol feminina logo passou à frente. Com 10 minutos jogados, a seleção verde e amarela vencia por 7 a 2. A goleira Gabriela Moreschi brilhou com belas intervenções, e as brasileiras seguraram a vantagem mesmo com duas exclusões seguidas, ficando quatro minutos com uma atleta a menos em quadra.
Bruna de Paula, Tamires, Larissa e Patricia foram as artilheiras do Brasil no primeiro tempo, com três gols cada. Gabi fez oito defesas no total, e a seleção foi para o intervalo vencendo as espanholas por 15 a 10.
Assim que o segundo tempo começou, a arbitragem parou a partida devido a um problema no cronômetro. Era um sinal de que o Brasil precisaria gerir tempo para aproveitar a vantagem na etapa inicial. As comandadas do técnico Cristiano Rocha souberam fazer isso.
Larissa e Bruna de Paula balançaram as redes nos primeiros ataques brasileiros no segundo tempo. O alto aproveitamento ofensivo da seleção, acima de 70%, e Gabi continuando a brilhar sob as traves mantiveram o Brasil na liderança. Com 20 minutos restantes no cronômetro, o Brasil vencia por 21 a 12.
Desempenho Ofensivo e Defensivo
Com ótima atuação ofensiva e defensiva, a seleção brasileira administrou a vantagem tranquilamente. Na tentativa de conter o ímpeto adversário, a Espanha mexeu no time e buscou um revezamento entre goleiras, mas não adiantou. Era dia de ver a camisa amarela brilhando em Paris.
O Brasil venceu por 29 a 18. Gabi terminou a partida com 14 defesas. Bruna de Paula e Patricia foram as artilheiras da seleção, com seis gols cada.
Goleira do Brasil no Handebol Rouba a Cena nas Olimpíadas e Rende Memes
A atuação da goleira Gabriela Moreschi na estreia do Brasil contra a Espanha no handebol feminino das Olimpíadas de Paris enlouqueceu os internautas. A brasileira terminou o jogo com 14 defesas em 31 chutes espanhóis, aproveitamento de 45% na vitória por 29 a 18.
A goleira de 30 anos atua pelo CSM Bucharest, da Romênia, e é um dos grandes nomes da posição. Pela seleção, conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2023 com direito ao prêmio de melhor goleira da competição.
A boa atuação rendeu nas redes sociais, além de muitos memes, vários novos seguidores. No meio do primeiro tempo, ela tinha 18,9 mil seguidores no Instagram. Até a última atualização dessa reportagem, ela tinha 61,9 mil.
Moreschi tem no currículo um campeonato norueguês, uma copa da Noruega, pelo Larvik HK (entre 2016 e 2017), dois campeonatos alemães e uma European League pelo SG BBM Bietigheim (entre 2022 e 2023).
Nos acompanhe nas redes sociais do Apostador Brasileiro e saiba tudo sobre apostas esportivas.
Jornalista, especialista em conteúdo web há mais de 10 anos. Analisou e escreveu sobre diversos temas, até se apaixonar pelo esporte e outros temas. Seu foco é levar informações valiosas para os leitores com conteúdo de qualidade.