Pesquisar

O time do Mamelodi Sundowns, localizado na África do Sul, acaba de incorporar um talentoso jogador brasileiro para reforçar suas fileiras. Lucas Ribeiro Costa, que atua como meio-campista e já passou por equipes brasileiras e belgas, foi contratado pelo clube para a temporada de 2023-2024, pelo valor de € 600.000, durante a janela de transferências.

Aos 24 anos, Ribeiro Costa se destaca por sua polivalência, atuando tanto no ataque quanto no meio de campo. Suas exibições notáveis na última temporada pela Challenger Pro League (segundo escalão belga), na qual anotou 11 tentos e provê 8 passes decisivos jogando pelo SK Beveren, despertaram o interesse do Sundowns. Ele se une aos jogadores Lesiba Nku, da África do Sul, e Junior Mendieta, da Argentina, para reforçar o setor ofensivo do esquadrão.

Outros brasileiros e estrangeiros se unem ao Sundowns

O clube da cidade de Pretória, ornado em amarelo e verde que remetem aos tons da bandeira brasileira, tem manifestado especial atração pelos atletas da América do Sul. A contar de 2020, a equipe recebeu quatro sul-americanos, isso sem mencionar os dois reforços deste ano. Essa inclinação é pouco usual no contexto do futebol do continente africano.

Dentre esses atletas está o compatriota Ricardo Nascimento, com passagens pela primeira e segunda divisões do Brasil e de Portugal, antes de aportar em terras sul-africanas. Há também dois uruguaios, Sirino e Affonso, que competiram por clubes renomados de seu país natal previamente ao acerto com o Sundowns. E não podemos esquecer-nos do chileno Marcelo Allende, contratado na época anterior por um montante superior a 1,6 milhão de euros.

A trajetória de Ribeiro Costa rumo ao Mamelodi Sundowns

Antes de se vincular ao Sundowns, Lucas Ribeiro Costa teve experiências marcantes durante quatro anos na Bélgica, sobretudo na Challenger Pro League. Ademais, pôde disputar oito embates na Jupiler Pro League (primeira divisão belga) pelo Sporting Charleroi durante a temporada de 2020-2021. Precedentemente, Ribeiro Costa fez parte do elenco do Valenciennes FC na segunda divisão francesa, Ligue 2. Porém, sua trajetória no futebol teve início no Pinheiros-SC, em território brasileiro.