No ano de 2023, Ederson, o ágil arqueiro do Manchester City, foi laureado com o prêmio de primeiro goleiro global pela renomada Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Com seus 30 anos, o destro guardião brasileiro destacou-se ante adversários notórios tais como Emiliano Martínez, do Aston Villa, e Thibaut Courtois, do Real Madrid.

Ao longo do período esportivo 2022/23, a performance sublime de Ederson se mostrou decisiva para que o Manchester City alcançasse o trio de conquistas conhecido como Tríplice Coroa, conquistando troféus na Premier League, FA Cup e na Liga dos Campeões. Na contagem competitiva, ele totalizou impressionantes 145 pontos, assumindo a liderança absoluta.

Na sequência vieram Martínez e Courtois, arrecadando respectivamente 76 e 73 pontos. Alisson Becker, do Liverpool, outro estandarte do futebol brasileiro, igualmente figurou entre os dez mais bem ranqueados, garantindo o oitavo lugar com 19 pontos.

O ranking da IFFHS em 2023 evidenciou o predomínio de Ederson como a maior autoridade entre os goleiros internacionais, com presenças ilustres de nomes como Dibu Martínez, Courtois, Ter Stegen, Oblak, Donnarumma, Bono, Alisson, Onana e Maignan.

O painel da IFFHS consiste em profissionais do jornalismo esportivo e especialistas em futebol oriundos de mais de 120 nações em todo o orbe. Além da distinção como melhor arqueiro mundial, Ederson está entre os nomeados para o prêmio FIFA The Best 2023, na categoria de goleiro mais destacado, enfrentando a competição de Courtois e Bono. O laureado será revelado em um evento solene em Londres, na data de 15 de janeiro de 2024.