O Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES), uma renomada organização suíça de análises esportivas, divulgou recentemente um levantamento identificando os maiores dribladores abaixo dos 23 anos em escala mundial. A análise reconheceu atletas como Kvicha Kvaratskhelia, Take Kubo, Bukayo Saka e Bryan Zaragoza, e ainda destacou uma significativa representação brasileira nessa lista de elite.

Veja o rol completo dos maiores dribladores sub-23 do planeta, segundo o CIES FO

Na pesquisa divulgada pelo CIESFO, que observa o desempenho dos mais eficazes dribladores nas cinco principais divisões europeias, identificou-se a presença de quatro futebolistas brasileiros. Tal inclusão se deve ao critério que considera somente atletas ativos no continente europeu.

As estatísticas aplicadas na análise provêm do Wyscout, e a avaliação dos jogadores tem como base os acertos em dribles nas competições domésticas, o percentual de êxito em tentativas de dribles e a qualidade esportiva dos confrontos disputados.

Gabriel Martinelli, o primeiro brasileiro citado, está em segundo na relação. Em quinta posição encontra-se Savinho, atleta do Girona.

Descendo na relação, na décima quinta colocação, encontra-se o atleta do Chelsea cedido ao Racing Estrasburgo, Ângelo Gabriel, e, de forma notável, na décima oitava colocação, encontra-se o astro do Real Madrid, Rodrygo Goes.

O rol integral, acompanhado dos critérios usados para a definição, é apresentado a seguir:

  • (1º) Lamine Yamal – FC Barcelona: 16,3 anos, 56% de acertos nos dribles, média de 6,0 a cada 90 minutos
  • (2º) Gabriel Martinelli – Arsenal: 22,4 anos, 65% de acertos nos dribles, média de 4,9 a cada 90 minutos
  • (3º) Luka Koleosho – Burnley: 19,1 anos, 62% de acertos nos dribles, média de 5,8 a cada 90 minutos

Samba de Ouro 2023: Premiados divulgados!

Os laureados do Galardão Samba de Ouro 2023 foram proclamados! Explore aqui os triunfadores nas categorias masculino, feminino e sub-20!