No alvorecer de 7 de janeiro do corrente ano foi divulgado que Dorival Júnior assumiria o comando técnico da Equipe Nacional de Futebol. Entretanto, essa divulgação não emanou da entidade máxima do futebol brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas de onde até aquele momento exercia o cargo de técnico, o São Paulo.

Transcorreram diversos dias e a efetivação de sua contratação já é uma realidade. Todavia, sua nomeação oficial pela CBF ainda não foi efetivada. Qual a razão para tal postergação?

As discussões contratuais com Dorival Júnior prosseguem e a proclamação formal deverá ocorrer esta semana

Consoante as informações difundidas pela ESPN Brasil, a CBF estaria em contínuas tratativas com Dorival Júnior e, por conseguinte, a oficialização da parceria ainda não se concretizou. O que está definido é a ruptura com o São Paulo, efetivada a partir da data do noticiamento, já que a CBF efetuou o pagamento na ordem de 4,5 milhões de reais para a finalização do trato.

Contudo, as cláusulas de seu vindouro vínculo com a CBF permanecem em pauta.

Este quadro, aditado às formalidades e outras questões administrativas, poderia retardar um comunicado que, exceto por uma eventualidade colossal, parecia já estar firmado e poderia vir a público na quarta-feira, 10/01. Em linha de princípio, a assinatura do compromisso de Dorival Júnior com a Seleção estava agendada para o dia de hoje.

No entanto, a rede ESPN assegura que a promulgação oficial é passível de acontecer antes do término desta semana, visto que o dia de sua exibição oficial ainda está em ajustes.

A instabilidade da CBF também poderia ser causadora do adiamento da divulgação oficial

Um elemento crucial que poderia elucidar a demora na proclamação seria a crise estrutural na qual a CBF se encontra, sob a gestão de Ednaldo Rodrigues.

Nos dias recentes, a CBF realizou encontros com a Fifa, Conmebol e outras agremiações internacionais em um intento de solucionar o tumulto que se instalou em seus bastidores. Uma vez sanada tal situação, a atenção se voltará para ratificar a indução de Dorival.

Vale citar que veículos de imprensa adicionais reforçam que a vacância do cargo de Coordenador Técnico seria um ponto crítico no atraso da confirmação. A CBF buscou contactar Filipe Luís para a função recentemente, no entanto, o ex-atleta teria declinado a proposta.