A Riot Games anunciou grandes mudanças na LJL, liga japonesa de League of Legends (LoL). Antes, os campeões de cada split do torneio tinham vaga garantida no MSI e Worlds, mas agora terão de brigar por uma vaga nesses campeonatos por meio dos playoffs da PCS, a liga do sudeste asiático.
No novo formato, os três melhores times da LJL disputarão os playoffs da PCS, que também já conta com dois times da Oceania; jogadores japoneses não contarão como estrangeiros na PCS. A nova distribuição das vagas ainda não está definida; na temporada 2023, a PCS teve duas vagas no Worlds e uma no MSI, enquanto a LJL tinha uma em cada.
O Japão é mais uma das regiões da Riot a perder alguns de seus direitos. A LCO, liga da Oceania, deixou de ter vagas internacionais garantidas e foi unificada com a PCS em 2022; a LCL, da Rússia, foi anexada à EU Masters, liga separada do circuito competitivo da Riot.
Ainda é uma situação improvável, mas as movimentações dos últimos anos levantam atenção para o próprio CBLOL. A liga brasileira vem acumulando performances decepcionantes em torneios internacionais, e não está imune a passar por um cenário assim.