Pesquisar

Atuando com irregularidade pelo PSG, Neymar atravessa uma fase de flutuação de desempenho. O astro brasileiro foi objeto de vaias desde a dispendiosa saída da equipe parisiense frente ao Real Madrid na Champions League, no dia 9 de março. Seu nome figura entre os atletas cotados a abandonar o escrete parisiense, no entanto retornou marcando tentos essenciais e apresentando exibições decisivas.

Seguindo o revés europeu, o PSG sucumbiu por 3 a 0 diante do Mônaco e, apesar de encabeçar a Ligue 1, os aficionados escarneceram e hostilizaram Neymar, considerando-o um dos maiores responsáveis pela fase declinante do clube.

O ídolo da música brasileira expressou seu lamento nas plataformas virtuais, partilhando uma auto-imagem com a face oculta e a legenda “em nossa trajetória haverá períodos dolorosos, mas a chave está em jamais abandonar a fé em Deus!”. “Never give up” (“Jamais desista” em português), postou o dianteiro.

Circularam especulações de que Neymar pudesse abandonar o PSG, considerando que muitos entusiastas do Barcelona (sua equipe pregressa) desejam sua saída, conjecturando que atuar pelo PSG não está favorecendo sua carreira e distanciando-o de ser laureado como o jogador supremo do mundo pela FIFA.

Contudo, Neymar parece determinado a dedicar-se à equipe nacional francesa. Após converter um gol espetacular contra o Lorient, ele rebateu as censuras do comentarista Daniel Riolo, redigindo “Estava ébrio, logo funcionou…” em suas redes.

A postagem atraiu inúmeras reações acolhedoras e inspirou nos devotos do PSG a confiança de que Neymar, ao lado de Lionel Messi e Kylian Mbappé, possa revitalizar o desempenho do conjunto e guiá-lo à conquista do título nacional.

As estatísticas de Neymar na temporada corrente

Veja o quadro adiante com as cifras detalhadas de Neymar pelo PSG no ciclo 2021-2022, segundo dados divulgados pelo portal Transfermarkt em 6 de abril.

Competição

Partidas

Tentos

Passe para gol

Substituições

Advertências amarelas

Advertências vermelhas

Minutos por tento

Tempo em campo

Liga Francesa16738401911335
Champions League6020100467
Total22758502571802

A performance de Neymar não é das mais empolgantes, mormente se confrontada com seu debute no PSG (2017-2018), no qual assinalou 28 gols e forneceu 17 assistências em 30 jogos, assinalando uma média de um tento a cada 60 minutos.

A Liga Francesa, único palco remanescente para o PSG, alcançou a 30ª rodada de um total de 38. A despeito disso, o esquadrão lidera com folga o torneio, acumulando 68 pontos, 12 à frente do perseguidor imediato, o Olympique de Marseille.

A cerimônia máxima do futebol francês concluí em 21 de maio.

Sobre Neymar no âmbito do PSG

O anúncio do ingresso de Neymar ao PSG se fez em 3 de agosto de 2017. Ele alçou-se como o negócio mais oneroso do futebol, demandando do agremiação francesa o pagamento de 222 milhões de euros (equivalente a cerca de R$ 819 milhões naquela altura).

Neymar ainda carece de erguer o troféu da Champions League com o PSG, objetivo primordial de sua contratação. Todavia, já faturou o título da Liga Francesa em três ocasiões (2018, 2019 e 2020) e avizinha-se de assegurar o quarto em sua jornada presente.