O mito de Ayrton Senna na Fórmula 1 é tão colossal que, passados trinta anos de seu óbito, ele continua ocupando um lugar no pódio dos pilotos com o maior número de pole positions. O piloto brasileiro conquistou a primeira posição do grid de largada 65 vezes nas temporadas em que correu, de 1984 até seu fatídico acidente em 1º de maio de 1994, no Grande Prêmio de San Marino.
Essa marca é superada apenas pelo piloto britânico Lewis Hamilton, que obteve pole position por 104 vezes e parece destinado a ampliar ainda mais o recorde, agora pela equipe da Ferrari, e pelo alemão Michael Schumacher, com 68 largadas na pole position.
Dentre os pilotos ativos que poderiam usurpar a posição de Senna no pódio está Max Verstappen. O holandês de 26 anos, campeão dos três últimos campeonatos, está, no entanto, a 28 pole positions de alcançar Senna.
O tempo avança, e o ídolo brasileiro permanece listado entre os pilotos com mais poles na história da Fórmula 1. Ao lado de Lewis Hamilton e Michael Schumacher, Senna figura no top 3 com 65 poles. #Formula1 #AyrtonSenna #SennaParaSempre
pic.twitter.com/uLrrKVhVJ4– Ayrton Senna (@ayrtonsenna)
April 18, 2024
O nascido em São Paulo também é detentor de outro recorde: ninguém conquistou tantas pole positions consecutivas. Ele assegurou o primeiro lugar em oito pistas seguidas, desde o Grande Prêmio da Espanha em 1988 até o Grande Prêmio dos Estados Unidos em 1989.
Aqueles foram os anos dourados da McLaren, escuderia com a qual ele se sagrou campeão em 1988, 1990 e 1991.
Homenageando Zagallo
A série Sambafoot lançou um novo documentário sobre a lenda do futebol Zagallo. Conhecido como ‘Velho Lobo' e tão supersticioso quanto possa ser, Zagallo contribuiu significativamente para moldar o futebol brasileiro tanto como jogador quanto técnico.
Os primeiros três episódios já estão disponíveis no canal do YouTube do Sambafoot. Fique atento para os lançamentos futuros, pois compartilharemos a saga deste lendário esportista.