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Top 10 Patrocinadores no Futebol Brasileiro em 2024

patrocinadores

Em 2023, os 20 maiores times de futebol no Brasil faturaram mais de R$ 1 bilhão em patrocínios, de acordo com a consultoria Sports Value. Conheça os principais patrocinadores que impulsionam o futebol brasileiro.

Impacto dos Patrocínios no Futebol Brasileiro

Crescimento dos Investimentos

O Brasil é conhecido como o país do futebol, e o investimento em patrocínios tem crescido exponencialmente. Em 2023, a receita de patrocínios dos 20 maiores clubes brasileiros alcançou R$ 1,03 bilhão, com valores ajustados pelo IPCA. Empresas de diversos setores, como bancos, varejo e casas de apostas, têm investido fortemente nos clubes, trazendo inúmeros benefícios como visibilidade, reconhecimento de marca e vendas.

Amir Somoggi, sócio-diretor da Sports Value, explica que os patrocínios geram valores positivos relacionados ao esporte, como saúde, trabalho em equipe e alta performance. Dentro do patrocínio, existem cotas variadas, sendo o patrocínio master a mais valiosa, que inclui maiores espaços na camisa do time, camarotes e ingressos para funcionários e clientes.

Principais Patrocinadores

Até a semana passada, o Corinthians liderava o ranking de patrocínios com um acordo de R$ 120 milhões anuais com a Vai de Bet. No entanto, o contrato foi rescindido devido ao descumprimento de uma cláusula anticorrupção. Agora, o Flamengo lidera a lista com um patrocínio de R$ 85 milhões por ano da Pixbet.

Tabela dos 10 Maiores Patrocinadores Master de Times Brasileiros em 2024:

PosiçãoEmpresaTimeValor Anual
1PixbetFlamengoR$ 85 milhões
2SuperBetSão Paulo Futebol Clube (SPFC) e FluminenseR$ 84 milhões
3CrefisaPalmeirasR$ 81 milhões
4BanrisulInternacional e GrêmioR$ 60 milhões
5BlazeSantosR$ 28 milhões
6PariMatchBotafogoR$ 27 milhões
7BetfairCruzeiroR$ 25 milhões
8BetanoAtlético MineiroR$ 18 milhões
9MovbetFortalezaR$ 17 milhões
10Esportes da SorteAthletico ParanaenseR$ 17 milhões

Outras Fontes de Receita dos Clubes

Diversificação de Receitas

Além dos patrocínios, os clubes de futebol brasileiros possuem diversas outras fontes de receita. Os direitos de TV e premiações são as maiores fontes de renda, seguidos pelas transferências de jogadores e marketing, que inclui patrocínios e licenciamento.

Lista das Principais Fontes de Receita dos 20 Maiores Times do Brasil:

  1. Direitos de TV e premiações: R$ 3,2 bilhões
  2. Transferências (venda de jogadores): R$ 1,9 bilhões
  3. Marketing (patrocínio e licenciamento): R$ 1,4 bilhões
  4. Bilheteria: R$ 860 milhões
  5. Sócio torcedor: R$ 615 milhões
  6. Clube social (mensalidade do clube social): R$ 400 milhões

Naming Rights e Patrocínios de Campeonatos

Além dos patrocínios diretos aos clubes, as empresas também investem em naming rights de estádios e arenas, além de patrocínios de campeonatos e transmissões. O Mercado Livre, por exemplo, investiu R$ 1 bilhão por 30 anos para renomear o Pacaembu como Mercado Livre Arena, enquanto o MorumBis investirá R$ 75 milhões no São Paulo Futebol Clube (SPFC) por três anos.

Os patrocínios desempenham um papel vital no futebol brasileiro, proporcionando recursos financeiros que permitem aos clubes manter e melhorar suas operações. Com receitas significativas provenientes de patrocínios, direitos de TV, transferências de jogadores e outras fontes, os clubes podem continuar a investir em talentos e infraestrutura, mantendo o futebol brasileiro competitivo tanto nacional quanto internacionalmente.

A liderança dos maiores patrocinadores, como Pixbet, SuperBet e Crefisa, demonstra o interesse crescente de empresas em associar suas marcas ao esporte mais popular do país. Essa parceria não só beneficia os clubes, mas também fortalece a relação entre empresas e torcedores, criando um ambiente positivo e promissor para o futuro do futebol no Brasil.

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