O corpo técnico da categoria Sub-20 do Palmeiras esteve presente em um seminário abordando a fraude nos resultados esportivos, além da penalidade para os infratores, promovido pela Federação Paulista de Futebol (FPF) na passada quarta-feira (12). A iniciativa de realizar o evento veio do próprio time da capital, enfatizando a importância de sensibilizar os jogadores acerca desta temática. O encontro foi conduzido por Renato Renatino, Diretor Jurídico da FPF, e Mariana Chamelette, Jurista do TJD/SP (Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo). O enfoque do simposio estendeu-se além das apostas esportivas, visando discutir as várias formas de fraude nos resultados, como estabelecido nas normas do futebol nacional.
“A chave é compreender que educação e prevenção são fundamentos essenciais para um ambiente desportivo cada vez mais íntegro”, afirmou Renato Renatino. “Nosso propósito é fornecer esclarecimentos de forma a mais transparente para os desportistas, fazendo-os perceber os perigos envolvidos na trapaça. Serve como salvaguarda para suas trajetórias profissionais, realização de seus desígnios e a prevenção de condutas ilícitas”, enfatizou.
Fernando Truyts, Assistente de Bem-estar Social do clube alviverde, salientou que a intenção era difundir conhecimentos acerca da fraude nos resultados. “Não limitado somente a jogatinas esportivas, mas englobando todas as modalidades de fraude que possam ser enquadradas como delito. Buscamos criar condições para que os atletas façam escolhas mais acertadas, preservando suas futuras carreiras. A primazia do clube reside em prover instruções que capacitem nossos esportistas tanto no âmbito pessoal quanto profissional”.
No novembro antecedente, aproximadamente 70 atletas das classes Sub-15, Sub-16 e Sub-17 do Palmeiras outrossim participaram de uma conferência dedicada à fraude nos resultados esportivos. No momento presente, o escalão Sub-20 do Verdão encontra-se em competição pelo Campeonato Brasileiro e pelo Campeonato Paulista da categoria. Na supremacia do Campeonato Nacional, o conjunto alviverde retoma suas disputas no torneio vindouro na quarta-feira subsequente (19), enfrentando o Cuiabá, no Estádio Bruno José Daniel, localizado em Santo André.