O Tricolor Paulista deu início ao ano de 2024 e à nova era sem Dorival Júnior de maneira triunfante, sagrando-se campeão da Supertaça Rei após superar o Verdão nas decisivas cobranças de pênalti. A decisão da renovada Supercopa do Brasil, que opõe os vitoriosos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, teve um desfecho sem tentos no estádio Mineirão, localizado em Belo Horizonte. Rafael, responsável pelas defesas decisivas do gol tricolor, emergiu como o protagonista da disputa, rechaçando duas penalidades e viabilizando que o São Paulo erguesse o cetro pela primeira ocasião em seu palmarés. Embora rumores rondassem devido à não presença de James Rodríguez e ao prejuízo físico de Lucas Moura, o time festeja o triunfo.
Thiago Carpini, técnico incipiente designado para o cargo após o desligamento de Dorival Junior para a equipe nacional, exaltou a conquista de seu debutante troféu como comandante, evidenciando a sintonia com o plantel. Com este êxito, o São Paulo toma para si o título que antes pertencia ao Palmeiras, reforçando sua supremacia no embate direto.
Abel Ferreira, comandante do Palmeiras, não logrou bater a marca de triunfos consecutivos do esquadrão, permanecendo com 9 condecorações e esperando a chance de atingir Oswaldo Brandão, que detém o recorde do clube com 10 conquistas. Ambos os times, São Paulo e Palmeiras, já asseguraram vaga na fase de grupos da iminente Copa Libertadores e estão na liderança de seus grupos no Campeonato Paulista, somando 10 unidades após obterem três vitórias e um empate nos quatro primeiros jogos.