O São Paulo foi superado pelo Talleres com um placar de 2 a 1, atuando como forasteiro em seu primeiro duelo na Copa Libertadores. Esse revés veio com um preço elevado, incluindo três atletas contundidos, dois necessitando de auxílio de muletas para se locomoverem fora do gramado, bem como uma exibição aquém do aguardado de James Rodríguez e um veredito polêmico por parte do estrategista Thiago Carpini.
A sequência negativa do esquadrão do Morumbi no campo do Mario Kempes, em Córdoba, se tornou patente na etapa complementar do embate. Com 20 minutos transcorridos, Rafinha foi obrigado a abandonar a partida devido a um problema de saúde, sucedido por Lucas Moura, que deixou o jogo antes dos 30 minutos, e ao findar do certame, Wellington Rato teve de sair após um adversário tombou sobre ele, provocando-lhe uma lesão.
LEIA MAIS
Carpini decidiu não promover a troca de Wellington Rato de imediato, receoso em esgotar as três mudanças permitidas, adiando a substituição até o intervalo. Durante esse interim, com sua equipe reduzida a dez jogadores, o primeiro gol foi anotado por Ramiro Ruiz Rodríguez.
“Foi uma escolha árdua, encarar o Talleres com um homem a menos foi um risco e tanto desafio, porém eu estava ciente de que alguns atletas não teriam condições de aguentar os 90 minutos, a exemplo de James Rodríguez, que não vinha disputando jogos completos há certo tempo”, expresou o comandante na entrevista coletiva pós-partida.
O comandante implementou as modificações adequadas após o descanso, enviando Giuliano Galoppo e Luciano para o terreno de jogo. A redução no placar se materializou graças a ambos: Galoppo finalizou e, com a bola resvalando na trave, Luciano esteve atento para finalizar o lance com gol.
O substituto entrou em campo pouco antes para tomar o lugar de James Rodríguez. O atleta colombiano obteve a chance de iniciar entre os titulares, após estar no banco nos jogos do Campeonato Paulista, que culminaram com a eliminação do São Paulo nas quartas de final, porém, sua atuação ficou devendo.
Contusões no São Paulo para os próximos jogos da temporada
Wellington Rato saiu da arena com o pé engessado, apoiado por um colega, assim como Rafinha, que necessitou de muletas. Lucas Moura, por sua vez, apresentou dores na coxa esquerda, sendo esta sua terceira contusão muscular desde seu regresso ao clube em agosto do ano passado.
Próximo compromisso como mandante:
São Paulo x Cobresal-CHI, na quarta-feira (10), às 21h30, no MorumBIS, pelo segundo jogo da etapa de grupos da @LibertadoresBR. #VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/gBD4fRbUqV
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) 5 de abril de 2024
Estas adversidades físicas surgem em um momento delicado para o conjunto de São Paulo, que se depara com um calendário intenso. No dia 10 de abril, enfrentarão Cobresal (do Chile) pela segunda rodada da Libertadores no Morumbi, necessitando da vitória, e em seguida darão início ao Brasileirão enfrentando desafios consideráveis: hospedarão o Fortaleza no dia 13 de abril e irão ao Maracanã para encarar o Flamengo no dia 17 de abril.