Claudio Ranieri concluiu seu percurso profissional de quarenta anos como técnico com um revés de 3 a 2 frente ao Cagliari, que já havia escapado do descenso, em um embate contra a Fiorentina, selado com um tento de grande penalidade efetuado nos acréscimos por Arthur Melo, um brasileiro. Caracterizado pela sua personalidade marcante, o comandante foi tomado pela emoção no ato de sua retirada, recebendo a veneração dos aficionados através de um estandarte imenso proclamando: “Gratidão sempiterna a um notável homem”.
Ao longo de seu percurso profissional, Claudio Ranieri orientou atletas excepcionais do esporte bretão de distintas eras e origens, a exemplo de Frank Lampard, Gabriel Batistuta, Laurent Blanc, Rui Costa e Gaizka Mendieta. Diversos jogadores brasileiros igualmente estiveram às suas ordens, dentre eles Júlio Sérgio (duas épocas na AS Roma) e Juan (igual período no conjunto romano).
Nos idos dos anos 1990, Ranieri comandou o Napoli juntamente com o artilheiro Careca, tendo igualmente sob sua gestão Rodrigo Taddei na AS Roma. Outros brasileiros que integraram suas fileiras compreendem Márcio Santos, Luis Oliveira, Lúcio e Júlio Baptista.
Com 72 anos atualmente, Ranieri fez seu nome como técnico ao ascender com o Cagliari para a principal divisão após duas promoções seguidas. Ao se afastar da plateia e dos gramados, afirmou: “O que alcançamos, alcançamos unidos”.
Por outro lado, a série Sambafoot disponibilizou um documentário recente sobre a legenda do futebol Zagallo, apelidado de ‘Velho Lobo'. Zagallo, figura decisiva na formação do futebol brasileiro, tanto atuando quanto dirigindo, é celebrado neste vídeo que pode ser assistido no canal do Youtube do Sambafoot.