Após uma reação impressionante na metade do segundo set, Rafael Nadal avançou nesta quinta-feira (18) às quartas de final do ATP de Bastad, na Suécia. Ele venceu o britânico Cameron Norrie (42º colocado no ranking mundial) por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/4.
Vitória com Reviravolta de Rafael Nadal
Depois de vencer o primeiro set, Rafael Nadal começou o segundo set de forma mais relaxada, permitindo que Norrie abrisse uma vantagem de 4 games a 1. No entanto, o ex-melhor do mundo demonstrou sua resiliência e habilidade ao recuperar terreno rapidamente. Norrie não conseguiu pontuar mais após essa vantagem, com Rafael Nadal emplacando uma sequência de cinco games seguidos, incluindo duas quebras de serviço, para fechar o set e o jogo em 6/4.
O próximo adversário de Rafael Nadal, que atualmente ocupa a 261ª posição no ranking mundial, é o argentino Mariano Navone (36º). A partida está prevista para amanhã, às 8h.
Brasileiros Avançam
No mesmo torneio, a dupla brasileira formada por Rafael Matos e Orlando Luz se classificou à semifinal após vencer os poloneses Piotr Matuszewski e Pavel Kotov por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6(3). Para chegar à final, eles enfrentarão a forte dupla formada pelo norueguês Casper Ruud e pelo espanhol Rafael Nadal, em partida prevista para o próximo sábado.
Enquanto isso, na Suíça, Gustavo Heide, 178º colocado no ranking mundial, surpreendeu ao vencer o francês Ugo Humbert, 15º melhor do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 6(2)/7, 6/2 e 6/3. Com essa vitória, Heide se classificou para as quartas de final no ATP de Gstaad, onde enfrentará o francês Quentin Halys (192º) amanhã.
Nadal e Andy Murray nas Olimpíadas de Paris
Rafael Nadal mencionou a possibilidade de que 2024 seja sua última temporada como tenista profissional, destacando as Olimpíadas de Paris como uma das competições importantes em que gostaria de participar. Se esta for sua última oportunidade, e se ele conseguir competir nos Jogos Olímpicos pouco mais de um ano após a cirurgia no quadril, seria adequado que sua despedida ocorresse no mesmo local onde construiu grande parte de seu legado – Roland Garros.
O torneio Grand Slam em quadra de saibro é onde Nadal conquistou 14 de seus 22 troféus principais, e uma estátua sua no local simboliza essa conexão profunda.
Nadal optou por pular Wimbledon para evitar a transição do saibro para a grama e voltar ao saibro nos Jogos de Paris, onde planeja competir em duplas com Carlos Alcaraz. Embora a possibilidade de aumentar suas medalhas de ouro pareça distante, só vê-lo competindo novamente em Paris será significativo para ele e seus fãs.
Andy Murray Também se Despede
Andy Murray, outra figura popular e bem-sucedida no tênis masculino, também indicou que as Olimpíadas de Paris serão sua despedida. O tricampeão de Grand Slam e único atleta com dois ouros em simples no tênis passou por várias lesões e uma cirurgia de substituição do quadril em 2019. Recentemente, precisou de um procedimento para remover um cisto da coluna, levando-o a se retirar das simples em Wimbledon.
Bob Bryan, técnico da equipe dos EUA, comentou sobre a participação de Nadal e Murray nas Olimpíadas:
“É ótimo que eles estarão nas Olimpíadas uma última vez. Qualquer chance de ver esses caras em uma quadra novamente deve ser celebrada. Ambos estão passando por momentos difíceis com lesões, mas estão mostrando resiliência e vontade de lutar”.
Djokovic, Swiatek e Gauff Buscam Ouro Olímpico
Novak Djokovic, da Sérvia, tentará preencher a lacuna em seu currículo olímpico, que inclui 24 troféus de Grand Slam e o maior número de semanas como número 1 no ranking. Também de olho em seu primeiro ouro olímpico estarão estrelas como Iga Swiatek, da Polônia, que venceu o Aberto da França quatro vezes nos últimos cinco anos, e Coco Gauff, dos Estados Unidos, atual campeã do US Open e vice-campeã em Roland Garros em 2022. Gauff perdeu as Olimpíadas de Tóquio devido a um teste positivo para COVID-19 pouco antes da viagem ao Japão.
“Tenho tentado me colocar na mentalidade de apenas aproveitar as experiências”, disse Gauff. “Porque você só terá sua primeira Olimpíada uma vez”.
Nem Todos Participarão
Embora as Olimpíadas sejam um evento de prestígio, nem todos os melhores tenistas estarão presentes. Aryna Sabalenka, da Bielorrússia, duas vezes campeã do Aberto da Austrália e número 3 do mundo, e Ons Jabeur, da Tunísia, duas vezes vice-campeã de Wimbledon, estão entre aqueles que pularão os Jogos. Atletas americanos como Ben Shelton e Frances Tiafoe, semifinalistas recentes do US Open, também optaram por focar no Grand Slam americano, que começa menos de um mês após o fim das Olimpíadas.
“Você tem que olhar o quadro geral. O US Open está bem ali. Vai ser muito quente neste verão. Eu só quero estar lá, praticando. E eu me importo muito mais com o Open e estar o mais preparado possível para o Open”, disse Tiafoe.
Nos acompanhe nas redes sociais do Apostador Brasileiro e saiba tudo sobre apostas esportivas.