Ícone do site Apostador Brasileiro

Quantas vezes o Tricolor Paulista foi campeão da Libertadores?

rogerio rubens chiri

O ano de 2024 reserva grandes expectativas para o São Paulo, já que o clube paulistano alcançou duas conquistas inéditas há pouco tempo. Comandado primeiramente por Dorival Júnior, o esquadrão do Morumbi levantou o troféu da Copa do Brasil em setembro de 2023 e, adentrando o novo ano sob a liderança de Thiago Carpini, sagrou-se vitorioso na Supercopa do Brasil.

Dentre os campeonatos almejados pelo time, essas duas coroas recém-adquiridas compõem o rico portfólio do São Paulo, que planeja competir mais uma vez na Libertadores em 2024. Durante as duas temporadas anteriores, referentes aos anos de 2022 e 2023, o São Paulo ficou de fora do certame internacional, marcando sua presença mais recente na edição de 2021. Entretanto, quantas vezes o São Paulo já ergueu o cobiçado troféu da Libertadores? Vejam a seguir.

A equipe brasileira com todos os títulos possíveis

Ao triunfar na Copa do Brasil de 2022 e no começo de fevereiro do ano corrente na Supercopa do Brasil, o São Paulo consolidou-se como o único time brasileiro a deter todas as honrarias nacionais e internacionais, englobando seis títulos do Campeonato Brasileiro, três de Libertadores, uma Copa Sul-Americana, uma Recopa e três títulos no Mundial de Clubes, além de triunfar por 22 vezes no Campeonato Paulista.
Retomada da Supercopa

O término do jejum de conquistas totais veio à baila com a reinserção da Supercopa do Brasil no calendário esportivo, uma competição que esteve ausente das programações do futebol nacional de 1992 até 2019.

Conquistas do São Paulo na Libertadores

1992

Nesse ano, o São Paulo obteve pela primeira vez a taça da principal disputa da América do Sul, alcançando um sucesso almejado pela sua torcida. As finais ocorreram entre os dias 10 e 17 de junho de 1992, quando o time mediu forças contra os argentinos do Newell's Old Boys. No confronto de ida, o conjunto da Argentina obteve a vitória por um único gol. No embate culminante no Estádio do Morumbi, o São Paulo empatou o jogo e saiu vitorioso na disputa de pênaltis.

1993

No ano imediato, o São Paulo pôs-se novamente em busca da coroa continental. Dessa vez, a Universidad Católica, do Chile, foi a adversária nos dias 19 e 26 de maio de 1993. Na partida de ida, realizada no Estádio do Morumbi, o São Paulo triunfou esmagadoramente com um placar de 5 a 1. Apesar de ser superado por 2 a 0 no confronto de volta, o São Paulo assegurou o título em seu poder.

2005

Mais uma temporada marcante para a equipe. O São Paulo, reforçado com a atuação de Rogério Ceni, Lugano, Mineiro, entre outros, reconquistou o patamar de clube com mais troféus de Libertadores dentre os brasileiros na decisão frente ao Athletico-PR. Os jogos decisivos desdobraram-se entre os dias 6 e 14 de julho de 2005. O embate inicial, no Paraná, culminou em um empate de 1 a 1. Na grande final, ocorrida no Morumbi, o São Paulo obteve a vitória de 4 a 0, com Rogério Ceni erguendo a taça.

Homenagem a Zagallo

O Sambafoot introduziu um documentário hodierno sobre o icônico Zagallo, figura imortalizada como o “Velho Lobo” do futebol brasileiro. Reconhecido por sua superstição, Zagallo foi um eminente moldador do futebol tupiniquim, tanto na condição de jogador quanto na de técnico.

Acesse a série integral, agora disponível no canal do Youtube do Sambafoot.

Sair da versão mobile