Este trecho discorre sobre os titãs futebolísticos paulistanos: Sport Club Corinthians Paulista, São Paulo Futebol Clube e Sociedade Esportiva Palmeiras. Detentores de gloriosas trajetórias no âmbito futebolístico nacional, tais agremiações se destacam por suas aficcionadas torcidas e acirradas disputas regionais.
O Corinthians, alcunhado de “Timão”, ostenta uma vasta massa de admiradores e foi laureado com 7 campeonatos brasileiros, além de honrarias de âmbito mundial, tais como a Copa do Mundo de Clubes da FIFA e a Copa Libertadores da América. Ao longo de sua existência, figuraram em seus quadros atletas mitológicos como Sócrates, Rivelino e Ronaldo Fenômeno.
Já o São Paulo FC, reverenciado como “Tricolor”, possui um palmarés notável incluindo 6 títulos nacionais, 3 conquistas da Copa Libertadores da América e 3 Mundiais de Clubes da FIFA. Atletas do quilate de Rogério Ceni, Kaká e Raí gravaram seus nomes na história do emblema.
O Palmeiras, vangloriado como “Verdão”, ostenta uma trajetória ilustre perfazendo 12 campeonatos nacionais, 3 Canecos da Copa Libertadores e um Mundial de Clubes da FIFA. Entre seus atletas memoráveis estão Ademir da Guia, Marcos, Edmundo, Gabriel Jesus e Endrick.
O Santos Futebol Clube, conhecido carinhosamente como “Peixe”, é uma entidade de grande prestígio no esporte bretão e acumula um extenso repertório de conquistas, incluindo 8 campeonatos brasileiros da Série A, 3 Copas Libertadores da América e 2 Copas Intercontinentais. Todavia, o ano de 2024 será marcado pela inédita participação do time na segunda divisão do campeonato brasileiro. Icônicos jogadores como Pelé, Neymar, Robinho e Zito emergiram do clube.
Ademais dos feitos esportivos, estas agremiações são protagonistas de disputas emblemáticas, intensificando o fascínio pelo futebol nacional. Os embates entre Corinthians e São Paulo são batizados como “O Clássico Majestoso”, já os embates entre Corinthians e Palmeiras são conhecidos por “O Derby”. Partidas envolvendo Santos e Corinthians, o “Clássico Alvinegro”, bem como Santos e São Paulo FC são eventos repletos de expectativa, reflexo da rivalidade e ardor inerentes ao esporte.
A efervescência entre Corinthians e Palmeiras, nomeada “Derby Paulista”, figura entre as mais fervorosas e antológicas do esporte no Brasil. Os embates entre tais entidades são sempre conflagrantes e acompanhados de ardente torcida, que ostenta devoção infalível por suas cores.
A animosidade entre Palmeiras e São Paulo FC, apelidada “Choque-Rei”, igualmente ocupa lugar de destaque na esfera futebolística paulista, envolvendo confrontos fervilhantes e torcedores exaltados. A desavença do Palmeiras com o Santos FC, conhecida como “Clássico da Saudade”, é marcada por uma luta encarniçada em campo.
Essas partidas são sempre cercadas por grande espectativa e congregam multidões volumosas, sinalizando a rica cultura do futebol em São Paulo. Numa visão ampla, estes quatro colossos figuram como símbolos do futebol paulistano, perpetuando-se como forças dominantes no cenário futebolístico nacional, com um arsenal de êxitos, atletas emblemáticos e aficionados fervorosos.
Adicionalmente, a Série Sambafoot divulgou um documentário inédito sobre a lenda futebolística Zagallo, reverenciado como “Velho Lobo”. Zagallo deixou sua marca indelével no futebol brasileiro, exercendo papéis de jogador e, posteriormente, de técnico. O documentário completo está ao alcance de todos no canal do Youtube do Sambafoot.