Thomas Bach, líder do Comitê Olímpico Internacional (COI), proclamou em Gangneung, Coreia do Sul, sobre a estreia tão esperada dos eSports na plataforma olímpica. Ele mencionou que essa primeira aparição poderia acontecer em 2025 ou, em um prazo mais longo, em 2026.
A declaração ocorreu enquanto dialogava com a agência de imprensa Xinhua, de origem chinesa. Bach sublinhou que os estudos realizados para a execução dessa primeira edição encontram-se em fase bem desenvolvida. Prevê-se que as competições de jogos virtuais possam ser incorporadas ao ambiente olímpico já em breve.
“É possível que presenciemos a inauguração dos Jogos Olímpicos de eSports em 2025 ou, quando muito, 2026”, afirmou Bach, enfatizando o imenso apelo desse fenômeno entre a população mais jovem. Ele apontou que aproximadamente 3 bilhões de indivíduos globalmente participam de jogos eletrônicos, com uma média de idade de 34 anos, o que demonstra o vasto interesse por esse domínio digital.
Neste panorama, o Japão aparece como principal candidato para hospedar esta versão inédita. As conversações entre o COI e os responsáveis japoneses intensificaram-se no término de 2023, contudo, a decisão definitiva ainda está pendente.
Em junho de 2023, o COI realizou a Olympic eSports Week em Singapura, representando um avanço notável na conexão com o setor de esportes eletrônicos. Porém, os jogos enfatizados foram majoritariamente simulações eletrônicas de esportes tradicionais, excluindo títulos populares como Counter-Strike, League of Legends e Valorant.
Vincent Pereira, encarregado pelo setor de eSports e jogos digitais no COI, excluiu a ideia de integrar jogos de disparos em primeira pessoa (FPS) aos Jogos Olímpicos. A despeito da inclusão de Fortnite, Pereira enfatizou a preferência da organização por jogos que estimulem o exercício físico.
Na esfera doméstica, André Fufuca (PP-MA), Ministro dos Esportes, advogou energicamente pela normalização dos eSports no Brasil durante seu comparecimento na Brasil Game Show (BGS) em outubro do último ano. Com isso, o ministro validou os eSports como esportes legítimos, indicando uma mudança significativa na perspectiva com que essa disciplina é tratada no território nacional.