Argentina derrotou o Chile por 5 a 0 no Torneio Pré-Olímpico e garantiu sua vaga na rodada decisiva, que definirá as duas vagas em disputa para os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris. O Brasil, que triunfou em todas as suas partidas da fase de grupos, espera ao lado do Paraguai, que se beneficiou com o triunfo da Argentina.
Thiago Almada, do Atlanta United da MLS e integrante da seleção campeã da Copa do Mundo de 2022 no Catar, destacou-se pelo time de Javier Mascherano. O camisa 10 dos Sub-23 inaugurou o placar, converteu um segundo pênalti e contribuiu com uma assistência para o gol de Santiago Castro, que foi o terceiro da noite.
O confronto no Estádio Misael Delgado em Valência, Venezuela, encerrou-se com gols de Aaron Quirós e Luciano Gondou, atacante do Argentinos Juniors que anotou três gols no torneio, todos saindo do banco de reservas.
O Paraguai, com sete pontos, assegurou sua passagem para a rodada final junto à Argentina, enquanto o Uruguai, sob o comando de Marcelo Bielsa, foi eliminado apesar da vitória por 3 a 0 sobre o Peru. O Brasil encarará a equipe local da Venezuela no dia 1º de fevereiro, enquanto busca assegurar sua colocação na fase quadrangular, precisando apenas de uma vitória para superar o Equador, que teve um dia de folga na competição.
A etapa final, que vai decidir as duas vagas olímpicas disponíveis neste torneio, será realizada de 5 a 11 de fevereiro no Estádio Brígido Iriarte, em Caracas.