Ícone do site Apostador Brasileiro

Pelé nunca atuou em Wembley

Pele 1970

O Brasil dará início à gestão de Dorival Júnior enfrentando a Inglaterra, no icônico estádio Wembley, palco onde Pelé jamais pisou como jogador. Conforme relatado pelo próprio, esse foi um dos grandes débitos de sua ilustre trajetória no futebol. Em um post feito nas redes sociais em 2018, ele revelou: “Tenho pouquíssimos arrependimentos na minha jornada no mundo do futebol, contudo, teria sido prazeroso atuar em Wembley ao menos uma ocasião, mesmo que em uma partida amistosa”.

Tricampeão mundial com mais de 90 jogos vestindo a camisa da Seleção Brasileira, Edson Arantes do Nascimento jamais teve a chance de competir no emblemático estádio britânico que ele referiu-se como “o templo do futebol”. Apesar de fazer parte da equipe na Copa do Mundo de 1966, os confrontos da fase de grupos, nos quais o Brasil foi desclassificado, se deram no Goodison Park, estádio do Everton, em Liverpool. Ademais, Pelé dedicou a maior parte de seu tempo de atleta ao Santos, salvo sua passagem final pelo New York Cosmos. A falta de confrontos no continente europeu também contribuiu para sua ausência em Wembley.

Não obstante, o ídolo do futebol brasileiro logrou efetuar disparos a gol e até mesmo anotar um tento no dito estádio. Antes da sua demolição em 2003, que antecedeu à sua reinauguração depois de quatro anos, Pelé esteve presente em um ato de caridade em Wembley, jogando ao lado de Gordon Banks, o goleiro britânico autor da “Defesa do Século” em confronto com Pelé durante o mundial de 1970.

Wembley igualmente rendeu tributo ao ícone brasileiro após seu falecimento, ocorrido em 29 de dezembro de 2022. O arco característico do estádio foi aceso na referida noite ostentando as tonalidades verde e amarela da flâmula do Brasil. Um porta-voz do estádio enunciou: “Sua genialidade incomparável brilhou no universo do futebol e foi fonte de inspiração global.”

Sair da versão mobile