Ícone do site Apostador Brasileiro

Regulamento inovador no esporte: o que é o cartão azul no futebol?

GF09rf9W0AMylKs

O Board Internacional de Futebol Associação (IFAB), entidade responsável pela normatização das diretrizes do esporte, está avaliando a hipótese de experimentar um novo procedimento contra atitudes desleais no futebol, adicionando ao cartão amarelo e vermelho existentes: o cartão azul. Conforme narrativas, o propósito seria repreender atletas que encenam infrações, cometem faltas intencionais para cessar a continuidade da partida ou exibem falta de respeito ao juiz com o cartão azul, o que acarretaria no afastamento temporário do gramado por 10 minutos, diferenciando-se da expulsão imediata proporcionada pelo cartão vermelho. Todavia, a soma de dois cartões azuis ou a combinação de um azul com um amarelo acarretaria na remoção do jogador da partida.

Contudo, a FIFA já se pronunciou contrariamente às alegações de que teria avaliado o cartão azul em escalões profissionais, desautorizando partes do informe que indicava a inserção da medida em fase de testes na estação vindoura. Segundo o órgão regulador, qualquer experimento nesse sentido deve iniciar-se necessariamente em etapas inferiores da modalidade.

“A FIFA quer retificar que os relatos acerca do denominado ‘cartão azul' em níveis superiores do futebol estão equivocados e são precipitados. Experimentações dessa natureza, caso venham a ser adotadas, deverão restringir-se a procedimentos cautelosos nos escalões inferiores, uma diretriz que a FIFA planeja enfatizar durante o debate desse ponto na Reunião Ordinária da IFAB em 2 de março”, declarou o órgão.

A concretização dessa inovação normativa será tema de deliberação no encontro anual da IFAB referido na nota da FIFA.

Sair da versão mobile