O arqueiro Marcus D'Almeida, atualmente número um do mundo no tiro com arco, conseguiu um feito raro e impressionante: um tiro perfeito. Na disputa contra o japonês Fumiya Saito por uma vaga nas oitavas de final do torneio olímpico de Paris 2024, D'Almeida acertou exatamente o centro do alvo, um feito que evidencia sua precisão e habilidade. O brasileiro derrotou Saito por 7 a 1, igualando seu melhor resultado em Olimpíadas ao ficar entre os 16 melhores da competição.
A Raridade do Feito
Para se ter uma ideia da dificuldade do acerto de Marcus D'Almeida, apenas um tipo de acerto é mais raro no tiro com arco: o “Robin Hood”. Este termo se refere a quando um arqueiro consegue acertar o centro do alvo com uma flecha e, em seguida, acerta a segunda flecha exatamente em cima da primeira, partindo-a ao meio e também atingindo o centro do alvo. Mesmo entre os melhores do mundo, esses feitos são extraordinariamente difíceis de realizar.
Desempenho de Marcus D'Almeida
Confirmando seu favoritismo, Marcus D'Almeida está agora nas oitavas de final do arco individual masculino nos Jogos Olímpicos de Paris. Na disputa contra Fumiya Saito, o brasileiro venceu com parciais de 29/25, 29/28, 30/30 e 28/26. O japonês, 38º colocado no mundo, não conseguiu competir contra o campeão mundial de 2023. Cada set vencido vale dois pontos, enquanto um empate rende um ponto.
D'Almeida foi quase perfeito, acertando o 10 no alvo em oito dos seus 12 disparos. Ele começou bem, colocando pressão no rival desde o início, e só não venceu o terceiro set porque Saito também somou 30 em seus três disparos.
Caminho até as Oitavas
Na estreia, Marcus D'Almeida enfrentou um desafio contra o ucraniano Mykailo Usach, mas venceu por 6 a 2 com parciais de 29/30, 28/26, 29/28 e 30/26. Apesar do susto inicial, onde Usach teve um primeiro set perfeito cravando três flechas no dez, D'Almeida manteve sua regularidade e superou o rival. O ucraniano perdeu o segundo set ao “isolar” uma flecha no seis, permitindo a virada do brasileiro, que manteve todos os seus tiros acima do 9 e fechou a vitória com uma rodada perfeita.
Declarações de Marcus D'Almeida
Após a conquista da vaga nas oitavas de final, Marcus D'Almeida expressou sua satisfação e foco:
“Foco total, hoje passei bem, agora [contra o japonês] um pouco mais fácil, estou feliz. [O ucraniano] começou muito bem, mas só termina quando acaba, na última flecha que decide. Ele colocou mais duas [no 10], fez 50 seguido, falei: ‘Rapaz, está ficando complicado aqui se ele mantiver esse nível'. Mas estou no meu foco, sou eu e o alvo, não importa quem está do meu lado. Se ele fizesse tudo perfeito e eu não, ia dar parabéns para ele e sair… Mas ainda bem que ele errou e eu mantive, consegui avançar. O caminho da medalha é esse: quanto mais for eu e o alvo, é a minha melhor forma,” disse Marcus ao Sportv.
Histórico e Expectativas
Marcus está em sua terceira edição de Olimpíadas e é uma grande esperança de medalha para o Brasil. Ele ficou em nono lugar na última edição dos Jogos, em Tóquio, após ter estreado nas Olimpíadas em 33º no Rio. A classificação às oitavas de final em Paris é a melhor campanha olímpica de sua carreira até agora.
Próximos Desafios
Apesar do favoritismo, o caminho de Marcus D'Almeida nas Olimpíadas não será fácil. Ele ficou em 17º entre os 64 atletas no ranqueamento do tiro com arco, o que resultou em um chaveamento complicado. D'Almeida poderá enfrentar o sul-coreano Woojin Kim, número 2 do mundo, nas oitavas de final. Os duelos das oitavas, quartas de final, semifinais e final serão realizados no dia 4 de agosto, e a expectativa é grande para ver até onde o arqueiro brasileiro pode chegar.
Com determinação e habilidade, Marcus D'Almeida continua a ser um exemplo de excelência no esporte, inspirando outros atletas e torcedores ao redor do mundo.
Nos acompanhe nas redes sociais do Apostador Brasileiro e saiba tudo sobre apostas esportivas.