O Mengão irá encarar hoje um temor na Copa Libertadores: a elevada altitude. A partida frente ao Bolívar ocorrerá no campo Hernando Siles, localizado a 3.600m acima do nível do mar, em La Paz. Para atenuar os impactos da altitude, o estrategista Tite optou por fazer a chegada em cima da hora na metrópole boliviana. A delegação aportou inicialmente na urbe de Santa Cruz de la Sierra, ao patamar do mar, antes de ascender a La Paz algumas horas ante do embate. “Nosso propósito ao desembarcar próximo do horário da partida é prevenir o conhecido ‘mal agudo de montanha'. Ao atingir tais alturas, já se inicia o sofrimento com falta de oxigênio e respiração ofegante”, declarou Fábio Mahseredjian, o condicionador físico dos rubro-negros.
Tite também decidiu zelar pelo elenco, lidando com um calendário congestionado que abrangeu a peleja anterior frente ao Palmeiras, concluída em um empate isento de tentos, e o vindouro embate contra o Botafogo no domingo, ambos pela série principal do futebol brasileiro. Varela, Ayrton Lucas, Erick Pulgar, Giorgian de Arrascaeta e Pedro terão um descanso, enquanto Allan, Léo Pereira e Everton Cebolinha não atuarão por questões clínicas. Quanto aos jogadores regulares, o guardião Agustín Rossi, Nicolás de la Cruz e Bruno Henrique marcarão presença.
O comandante de 62 anos possui vivências positivas em partidas na altitude de La Paz. Em 2016, como técnico da seleção canarinho, obteve um empate por 0 a 0 com a Bolívia e, em 2022, triunfou com um placar de 4 a 0, em ambas as ocasiões pelas Eliminatórias da competição mundial na região sul-americana.
O Flamengo detém quatro pontos na Libertadores, fruto de um empate diante do Millonarios (Colômbia) e um triunfo contra o Palestino (Chile). Enquanto isso, o Bolívar triunfou em suas duas contendas, ainda que tenha sido recentemente afastado na semifinal do certame local pelo emergente San Antonio Bulo Bulo. Um dos proeminentes artilheiros do Bolívar é o brasileiro Francisco Da Costa, alcunhado Chico. Educado nas fileiras do Atlético Paranaense, o atleta de 28 anos trilhou caminho por numerosas agremiações nas divisões secundárias do Brasil e na elite do futebol mexicano antes de agregar-se ao Bolívar há dois anos.