Ícone do site Apostador Brasileiro

Futebolistas brasileiros com potencial para atuar pela seleção espanhola

featured image Caio Henrique

A nível internacional, o Brasil tem cedido talentosos jogadores para outros times nacionais. Estes esportistas chegaram inclusive a competir em Mundiais sob bandeiras alheias, seja devido à escassez de convites ou influências de parentesco.

Como exemplo, podemos citar Thiago Alcântara (Espanha) e Deco (Portugal), atletas que poderiam ter sido aptos pela Seleção Brasileira. O mais recente a engrossar essa relação pode ser um defensor que obteve êxito no futebol europeu.

Possível convocação para a Espanha, Caio Henrique possui dupla cidadania

Em breve, o ala Caio Henrique, com origens em Mônaco, talvez seja convocado para representar a Espanha. O defensor goza de cidadania múltipla e tem escassas probabilidade de vestir a camisa brasileira, podendo facilmente jogar pelos titãs do velho continente.

Sua transferência se deu do time do Santos ao Atlético de Madrid no despontar de sua trajetória profissional, onde atuou entre os anos de 2016 a 2018. Obteve a cidadania espanhola após uma considerável morada no país e por manter residência atualmente.

Destaca-se agora no Mônaco e pondera a chance de representar a Espanha, caso seja acionado. Totaliza 20 assistências e vem sendo louvado pelo desempenho junto à agremiação francesa desde o início do ciclo esportivo de 2020-2021.

Cobertura midiática espanhola sobre a chance de convocação

As possibilidades de convocação de Caio Henrique pela seleção espanhola foram noticiadas pelo jornal “Marca” na semana retrasada. Essas especulações surgiram quando Tite anunciou a lista final pré-Copa do Mundo no Qatar.

O antigamente vinculado ao Fluminense era cotado para ocupar uma das posições na defesa esquerda após o infortúnio de Guilherme Arana. No entanto, Tite optou por Alex Sandro (Juventus) e Alex Telles.

A situação se intensificou com a contusão de Alex Sandro na última quarta-feira, ocasionando sua exclusão. O comandante do escrete canarinho selecionou Renan Lodi, do Nottingham Forest, que não passa por uma fase auspiciosa e havia sido desconsiderado em convocações prévias.

Adeptos da naturalização entre jogadores brasileiros

Logo, parece provável que Caio Henrique não integre a Seleção Brasileira, ao menos por ora. Sequencialmente, diversos atletas que fizeram essa escolha anteriormente endossam o desvio traçado em sua trajetória.

Segundo o “Marca”, Deco e Diego Costa são partidários dessa transição. O primeiro figura como parâmetro para Caio Henrique, ao passo que o último foi correligionário nas conquistas futebolísticas do Monaco.

Essencialmente, ambos constituem exemplos de futebolistas que alcançaram fama em seus selecionados. Deco competiu por Portugal em dois torneios mundiais (2006 e 2010), e Diego Costa defendeu a Espanha na mesma quantidade de ocasiões (2014 e 2018).

Revelação brasileira nas equipes de formação, Caio Henrique atuou pelo Brasil

Caio Henrique, afastado do escrete nacional, já marcou presença defendendo as cores do Brasil. Disputou diversas competições juvenis antes de se profissionalizar e foi um achado notável para os quadros de base do Santos.

Importa frisar que, embora tenha começado como meia, foi no Fluminense que se reinventou como lateral, debutando assim no cenário do futebol doméstico. A conversão foi uma sugestão do técnico Fernando Diniz na ocasião, resultando em sucesso.

Defendeu o Grêmio no primeiro semestre de 2020, após um estágio pelo Fluminense em 2019. Logo após, firmou um compromisso quinquenal com o Monaco. Atualmente, se destaca como um dos principais brasileiros na lateral esquerda do tablado.

Omissão dos Jogos Olímpicos e do ciclo do Mundial de 2022

Não constar nas Olimpíadas de Tóquio em 2021 repercute na possibilidade de uma futura convocação pela Espanha. Ele foi lascado por Guilherme Arana e Abner Vinicius, a despeito da seleção contar com 22 atletas.

O que chama atenção é que Caio Henrique foi abruptamente apartado do elenco, mesmo após André Jardine, treinador da equipe, ter estabelecido múltiplos contatos telefônicos ao longo do período preparatório para as Olimpíadas.

Àquela altura, conjecturava-se amplamente sobre o atleta reforçando o Fury nas Olimpíadas. Agora, pode surgir envergando o uniforme profissional sob a batuta de Luis Enrique.

Anteriores jogadores do Brasil já envergaram a camisa da Fúria

Outros brasileiros que já exerceram a defesa das cores da seleção da Espanha podem vir a contar com a companhia de Caio Henrique. Diego Costa, frontista que se fez presente em dois campeonatos mundiais pela Espanha, expressa o caso mais recente.

Ao seu lado estiveram convocações de Thiago Alcântara e Rodrigo Moreno. Mesmo nascendo na Itália e portando cidadania brasileira, o jogador de meio-campo, filho do laureado Mazinho, elegeu jogar pela Espanha.

Anteriormente, outros futebolistas do Brasil que atuaram pela Fúria foram Catha, Donato, Heraldo Bezerra e Marcos Senna. E quanto a Caio Henrique? A possibilidade é perceptível.

Sair da versão mobile