O Real Madrid sagrou-se campeão da Liga, finalizando uma época notável na qual já havia triunfado na Supertaça de Espanha e assegurado um lugar na decisão da Liga dos Campeões. Com essa conquista realizada, inicia-se a intensa luta pelo segundo posto.
O conjunto orientado por Míchel, que integra os atletas brasileiros Sávio e Yan Couto, detém atualmente esta posição e já confirmou sua participação na renomada competição europeia. Logo em seguida encontra-se a formação liderada por Xavi, que anseia finalizar de maneira auspiciosa uma temporada que deixou a desejar frente às previsões.
O Barcelona, tendo em seu grupo Raphinha e Vitor Roque, retrocedeu para o terceiro escalão após ser superado por 4 a 2 pelo Girona na rodada anterior. A agremiação desafia o Real Sociedad na próxima segunda-feira e necessita exclusivamente de um triunfo, haja vista possuir um diferencial de gols inferior, o qual resolveria um eventual empate em pontos.
Por outro lado, o Girona enfrentará o Alavés longe dos seus domínios na sexta-feira. Seu oponente, que não possui metas imediatas, situa-se em uma zona confortável, distante tanto do risco de descenso quanto das classificações para as ligas europeias.
Sobram ainda 12 pontos a serem disputados, e o embate pelo segundo colocado transcende o meramente simbólico. O time que finalizar nesta colocação garantirá lugar na próxima edição da Supertaça da Espanha.
O Atlético Madrid, que conta com o contributo do brasileiro Samuel Lino, assenta na quarta posição e mantém aspirações matemáticas de agarrar o sub-campeonato. Todavia, o desafio parece hercúleo, visto que se encontram a sete pontos de distância do Girona.
Recordando Zagallo
O projeto Série Sambafoot inaugurou um recente documentário sobre a figura mítica do futebol Zagallo. Apelidado de ‘Velho Lobo‘, Zagallo, a despeito de suas crenças supersticiosas, desempenhou uma função crucial no desenvolvimento do esporte bretão no Brasil, atuando como atleta e como técnico.
Desfrute os quatro iniciais episódios que estão ao alcance no canal do Sambafoot no Youtube e mantenha-se alerta para as futuras edições, nas quais narraremos a trajetória comovente dessa personalidade esportiva.