O time do Fluminense entrará em campo para uma partida da Copa Libertadores no Maracanã cinco meses após conquistar o título no mesmo local, um feito inédito em sua história. Seu adversário será o Colo Colo, do Chile, que venceu em seus domínios na estreia contra o Cerro Porteño (Paraguai) e conta com dois ex-adversários do Tricolor em seu elenco.
A seleção chilena, que ocupa a sétima posição no campeonato nacional, tem à sua frente Jorge Almirón. O técnico argentino comandou o Boca Juniors (Argentina) na final da última edição desta competição continental, vencida pelo time carioca.
Outro desafeto com histórico de embates é Arturo Vidal, o qual defendeu as cores do Flamengo na temporada 2022/2023, acirrado antagonista do Tricolor. O conjunto de Fernando Diniz conquistou a final do Campeonato Carioca sobre o “Rei Arturo” no ano anterior.
O Fluminense reforçou suas fileiras com vários jogadores para o primeiro embate da fase de grupos; o campeão vigente empatou em 1-1 com o Alianza Lima no Peru. Diniz estava desfalcado de elementos vitais como Germán Cano e Ganso, que estão recuperados de lesões, enquanto John Kennedy e Diogo Barbosa seguem suspensos. A presença de Renato Augusto, que não atuou contra o Alianza Lima devido a desconforto físico, ainda é uma incógnita para os confrontos futuros, que incluem o duelo com o Bragantino na estreia do Brasileirão no sábado.
Para o confronto de hoje, às 21 horas (horário de Brasília), tendo Jesus Valenzuela (Venezuela) como árbitro, a principal dúvida do Colo Colo é a escalação do zagueiro Maximiliano Falcon. O uruguaio sofreu lesão na estreia frente ao Cerro Porteño, embora tenha apresentado boa recuperação.