Ícone do site Apostador Brasileiro

Fluminense progrediu para a final: Quem foi o triunfador do Mundial de Clubes?

Corinthians 2012 Mundial de Clubes

A caminhada histórica do Fluminense culminou com sua inédita conquista da Copa Libertadores em 2023, contudo, a temporada carioca ainda reserva possibilidades de ampliar seu legado memorável. Com o triunfo de 2-0 sobre o Al-Ahly, comandado por Fernando Diniz, o tricolor garantiu sua vaga na decisão do Mundial de Clubes da FIFA na Arábia Saudita, onde tentará reproduzir o feito de outras agremiações brasileiras que se tornaram soberanas no cenário mundial.

Frente às naturais diferenças esportivas e financeiras, a trajetória do torneio tem assistido a um predomínio dos times europeus na maioria das edições. No entanto, nas raras ocasiões em que o representante da UEFA foi derrotado, o algoz sempre foi brasileiro. Atualmente, Corinthians, São Paulo e Internacional são os únicos clubes sul-americanos laureados com o título do Mundial de Clubes da FIFA.

++ Fluminense supera Al Ahly por 2 a 0 e alcança a final do Mundial de Clubes
++ Cronologia dos campeões do Mundial de Clubes
++ Fabinho deseja que sua equipe esquive-se do Manchester City no Mundial de Clubes

2000: Corinthians

Em um formato distinto da Copa Intercontinental, que confrontava o campeão da Copa Libertadores com o vencedor da Liga dos Campeões da UEFA em uma partida única, o Corinthians saiu vitorioso contra o Vasco da Gama em uma disputa por pênaltis, sagrando-se campeão. Anteriormente, o Timão assegurou a liderança do Grupo A, que incluía Real Madrid, Al Nassr e Raja Casablanca.

2005: São Paulo

Na primeira edição da Copa do Mundo de Clubes contando com a participação de confederações de todas as regiões, o São Paulo surpreendeu ao derrotar o Liverpool por 1 a 0 na disputa final.

2006: Internacional

Para surpresa de muitos, o campeão mundial surgiu novamente da América do Sul em 2006. Na sequência ao feito do São Paulo, o Internacional venceu o elenco recheado de estrelas do Barcelona com o tento decisivo de Adriano Gabiru, trazendo o troféu de volta ao Brasil.

2012: Corinthians

Doze anos após a conquista memorável, o Corinthians sagrou-se bicampeão mundial ao bater o Chelsea pelo escore mínimo graças ao gol de Paolo Guerrero.

Mais de uma década depois, o Fluminense terá a oportunidade de se juntar à lista de equipes sul-americanas vencedoras do Mundial de Clubes, até o momento um grupo exclusivamente formado por equipes brasileiras.

Sair da versão mobile