Nos últimos anos, o Flamengo não só se consolidou como um dos maiores e mais importantes times de todo o Brasil, mas também conseguiu construir, a partir de um projeto de formação muito bem trabalhado, uma das pedreiras mais importantes e rentáveis. de todo o continente americano.
A entidade suíça especializada em estudos desportivos, o Observatório de Futebol CIES, publicou recentemente um relatório sobre as pedreiras mais rentáveis do mundo e, surpreendentemente, MengãoÉ o décimo terceiro no ranking geral e o melhor de todos no ranking dos times de futebol. fora da Europa.
Flamengo lidera ranking dos sul-americanos com a pedreira mais rentável, River Plate segue de perto
Este estudo, que foi realizado a partir dos dados das vendas dos jovens jogadores das equipas entre 2014 e 2023, apenas tem em consideração os jogadores de futebol que tenham passado pelo menos três anos entre os 15 e os 21 anos nas respetivas equipas juvenis. .
No ranking das seleções sul-americanas, o Flamengo é líder indiscutível nesta área.
A equipa carioca realizou um total de 27 vendas entre estes anos, gerando um retorno económico de 66 milhões de euros entre 2014 e 2018 e outro de 162 milhões de euros entre 2019 e 2023.
Com esses dados, fica implícito que Mengão recebeu cerca de 228 milhões de euros em transferências de jovens jogadores nestes 10 anos, mas o valor total poderá ser inferior devido à inflação. No geral, isso dá ao Flamengo um percentual de vitórias de 71%, liderando assim o ranking.
Um pouco mais abaixo e com dados igualmente impressionantes aparece o clube argentino River Plate. A equipa de Núñez gerou perto de 223 milhões de euros em vendas locais no mesmo período, todas com uma percentagem de lucro de 64%. Palmeiras completa o TOP-3 com 171 milhões de euros de lucro.