O clube Botafogo requereu de maneira oficial à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o afastamento do juiz Raphael Claus e da assistente de vídeo Daiane Muniz dos seus próximos confrontos, durante um inquérito vigente que apura uma possível fraude no jogo.
Esta solicitação surge depois de um jogo polêmico contra o Flamengo, no qual o Botafogo foi vencido por 2 a 1, e reivindicações sobre equívocos da arbitragem emergiram, como um lance de offsides não marcado e uma infração discutível que levou a gols cruciais para a equipe adversária.
No percurso da Comissão Investigativa de Fraude Esportiva, John Textor, proprietário do Botafogo, enfatizou essas falhas e declarou que elas afetaram negativamente o desfecho do confronto, pondo em xeque a equidade do torneio. Como contrapartida, a Associação Brasileira de Futebol (ABRAFUT) defendeu Claus e Muniz, acusando Textor de influenciar indevidamente a percepção da população e reiterando a honestidade e probidade dos juízes.
Mesmo diante das reclamações do Botafogo, a CBF escolheu continuar com Claus na função de árbitro para o jogo seguinte de volta contra o Flamengo. A ABRAFUT mantém seu suporte à equipe de arbitragem, sublinhando sua competência e retidão, e solicitou que Textor disponibilizasse evidências de suas alegações, advertindo quanto a possíveis repercussões jurídicas advindas de alegações sem fundamento.
Ademais, a série Sambafoot inaugurou um recente documentário acerca da figura mítica do futebol Zagallo, apelidado de “Velho Lobo”. O documentário ressalta a contribuição de Zagallo ao futebol do Brasil, atuando tanto como jogador quanto treinador. Os episódios iniciais já podem ser visualizados no canal do Sambafoot no Youtube, e novos episódios estão agendados para divulgar a trajetória dessa lenda do esporte.