Faltam meros 99 dias para que o time feminino do Brasil faça sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris. A Confederação Brasileira de Futebol elaborou um compêndio detalhado contendo todas as informações indispensáveis acerca da atuação brasileira nessa competição internacional.
Elenco brasileiro assegura lugar em Paris
Os Combatentes do Brasil asseguraram sua vaga para as Olimpíadas de Paris durante o torneio da CONMEBOL Copa América 2022, sediado em Bucaramanga, Colômbia. A seleção triunfou sobre os colombianos por 1 a 0, erguendo pela oitava vez o troféu do campeonato sul-americano.
Entenda mais sobre o tema
Arthur Elias no comando
Occupando o cargo de treinador desde setembro de 2023, Arthur Elias vem colhendo sucessos com o plantel. Em um período de sete meses, guiou o Brasil à decisão da primeira edição da Copa Ouro Feminina, que ocorreu em março com um formato análogo ao das Olimpíadas. Nesse certame, o time acumulou cinco vitórias (diante de Porto Rico, Colômbia, Panamá, Argentina e México) e obteve a segunda colocação após o confronto com as norte-americanas na decisão.
Na mais recente participação da seleção no Torneio SheBelieves, em abril deste ano, o Brasil mediu forças com duas seleções que também disputarão as Olimpíadas: Canadá e Japão. Na estreia, a equipe brasileira cedeu nos pênaltis por 4 a 2. Contra o Japão, no entanto, as brasileiras triunfaram na mesma modalidade, com uma performance notável de Lorena, responsável por intervenções decisivas durante a partida.
Avaliações no time feminino do Brasil
Uma das táticas de Elias foi promover a entrada de novas atletas na equipe nacional. Em cinco convocações, um total de 47 jogadoras foram selecionadas, das quais oito fizeram sua iniciação na equipe principal.
Desde sua nomeação, Arthur Elias tem alterado constantemente a escalação, jamais repetindo a mesma alinhamento em partidas consecutivas. Durante a Copa Ouro, por exemplo, o time apresentou seis diferentes formações em igual número de jogos.
Estrutura do certame
A jornada olímpica do futebol tem início programado para 25 de julho, um dia antes do cerimonial de inauguração dos Jogos, com a partida final prevista para 10 de agosto. Doze seleções disputarão o título, cada uma com 18 integrantes em sua comitiva. Os jogos serão hospedados por sete cidades francesas: Paris, Saint-Étienne, Nantes, Nice, Bordeaux, Lyon e Marselha.
Os dois primeiros conjuntos de cada grupo e também os dois melhores terceiros colocados avançam para a etapa eliminatória. As equipes restantes competirão nas quartas de final, semifinais, luta pela medalha de bronze e final, todos em confrontos únicos.
O Brasil compõe o Grupo C, ao lado de Nigéria, Japão e Espanha. A estreia do elenco será contra a Nigéria em 25 de julho, em Bordeaux. A seguir, disputará com o Japão em 28 de julho, em Paris, e finalizará a etapa de grupos diante da Espanha em 31 de julho, também em Bordeaux.
Agenda dos confrontos do Time Brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris:
Brasil x Nigéria
Data: 25 de julho (quinta-feira), 21h (horário local) / 16h (horário de Brasília)
Cenário: Estádio de Bordeaux, Bordeaux (FRA)
Brasil x Japão
Data: 28 de julho (domingo), 17h (horário local)/ 12h (horário de Brasília)
Cenário: Parc des Princes, Paris (FRA)
Brasil x Espanha
Data: 31 de agosto (quarta-feira), 17h (horário local)/ 12h (horário de Brasília)
Cenário: Estádio de Bordeaux, Bordeaux (FRA)
Documentário acerca de Zagallo
A série Sambafoot aprecenta um recente documentário sobre o mito futebolístico, Zagallo. Apelidado de ‘Velho Lobo' e notoriamente crente em superstições, Zagallo desempenhou um papel marcante na cronologia do futebol do Brasil, atuando como atleta e como mentor. O episódio inaugural já se encontra disponível no canal do Sambafoot no Youtube, com lançamentos subsequentes semanais para desvendar a trajetória dessa figura emblemática do esporte.