O Brasileirão constitui um torneio singular. Além de ser o mais disputado da América do Sul, proporciona aos aficionados uma corrida pelo título distinta, com diversos clubes comumente avistados como postulantes ao troféu. Enquanto a luta pelo triunfo na Premier League geralmente se limita a dois ou três times (com o Arsenal atualmente tentando romper o domínio de Manchester City e Liverpool), faz décadas que algum clube fora do trio Barcelona, Real Madrid ou Atlético de Madrid conquistou LaLiga.
No Brasil, é bem mais complexo antecipar quem se sagrará campeão. Nos últimos 10 anos, surgiram cinco campeões distintos: Cruzeiro, Corinthians, Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro. Algumas dessas equipes têm repetido nos últimos dez anos, mas não se firmaram sempre entre os primeiros colocados. O Cruzeiro, inclusive, foi rebaixado pela primeira vez em 2019, levando três anos para ascender à elite. Desde 2013, somam-se nove vice-campeões diferentes no Brasileirão, incluindo os times já mencionados mais Grêmio, São Paulo, Santos e Internacional, que obtiveram a segunda colocação em algum momento da última década.
O Palmeiras, um caso peculiar em uma liga equilibrada, é o time com mais triunfos no Campeonato Brasileiro, acumulando 12 conquistas, mas a margem não é tão ampla em comparação a outros vitoriosos. O Santos detém a segunda colocação em sucesso, com oito títulos, seguido pelo Flamengo com sete e pelo São Paulo com seis. Com justiça, o Palmeiras tem sido uma potência dominante recentemente, abocanhando campeonatos consecutivos em 2022 e 2023, e totalizando quatro troféus nos últimos 10 anos. No entanto, esta é uma equipe que foi para a segunda divisão em 2012.
Adentrando em 2024, a lista de candidatos ao título pode ser vasta: Flamengo, Fluminense (atuais campeões da Libertadores), Palmeiras (campeões vigentes), Atlético Mineiro, Grêmio e Internacional todos têm motivos para sonhar com o troféu. Equipes como São Paulo, Corinthians e Botafogo também poderiam entrar nessa disputa, mas necessitam desmentir seus céticos. E certamente, há espaço para surpresas, então não podemos desconsiderar Fortaleza ou Red Bull Bragantino, por exemplo.
A reviravolta impressionante em 2023 evidenciou quão aberta pode ser a competição pelo título do Brasileirão, com o Botafogo liderando a tabela durante boa parte do campeonato, chegando a estar 13 pontos à frente do segundo colocado. No final, o Botafogo fraquejou e acabou em quinto lugar, com o Palmeiras garantindo o título após uma grande arrancada. Grêmio, Atlético Mineiro e Flamengo também se aventuraram a lutar pelo troféu na queda de forma do Botafogo, mas foi o Palmeiras quem assegurou o êxito.
Com o início do Brasileirão 2024 às portas, estamos entusiasmados em apresentar um novo jogo criado para o público brasileiro: Mega Chute do Milhão é para aqueles que compreendem o campeonato brasileiro e conseguem prever a classificação final dos 20 clubes na temporada. Campeão, qualificados para a Libertadores, equipes intermediárias e as que enfrentarão o descenso. Experimente agora mesmo o Mega Chute do Milhão, gratuitamente.