A temporada do Brasileirão de 2024 acaba de começar e a primeira rodada já apresentou elementos típicos do Campeonato Brasileiro que se repetem ano após ano. Além de gols, jogadas de efeito e a paixão dos torcedores, a abertura do Série A contou com episódios que parecem ser exclusivos do futebol brasileiro.
Muitas dessas circunstâncias não estavam diretamente associadas a lances dentro das quatro linhas, mas sim a acontecimentos nos seus arredores. Por exemplo, em Belo Horizonte, um torcedor confundiu a saída do Mineirão com o seu carro e ficou preso na escadaria do estádio.
Mais longe, no estado de Goiás, desenrolou-se outro momento incomum. Com apenas 13 minutos da partida entre Atlético Goianiense e Flamengo, o árbitro André Luiz de Freitas Castro optou por expulsar o técnico da equipe da casa, Jair Ventura. Inclusive Tite, técnico do time adversário, expressou descontentamento com a atitude do árbitro e protestou.
A mesma partida terminou com maior polêmica ainda, visto que o Flamengo foi beneficiado com um pênalti duvidoso nos acréscimos, garantindo a vitória por 2 a 1. Bruno Henrique, supostamente derrubado, compartilhou em suas redes sociais uma foto mostrando seu lábio cortado como justificativa para a marcação a favor de sua equipe.
Houve, ademais, reclamações referentes à arbitragem no confronto do Atlético Mineiro, onde manifestaram descontentamento pelo cartão vermelho não mostrado a Fagner (Corinthians) por uma entrada em Matías Zaracho: o Galo inclusive divulgou uma imagem do joelho de Zaracho após a partida.
Internacional 2-1 Bahia, Criciúma 1-1 Juventude, Fluminense 2-2 Red Bull Bragantino, São Paulo 1-2 Fortaleza, Atlético-GO 1-2 Flamengo, Vasco 2-1 Grêmio, Corinthians 0-0 Atlético-MG, Athletico 4-0 Cuiabá, Cruzeiro 3-2 Botafogo, Vitória 0-1 Palmeiras. Estes foram os resultados da 1ª jornada do Brasileirão 2024.