O Huachipato causou estupefação ao triunfar sobre o Grêmio por 2 a 0 em seus domínios, com gols anotados por Felipe Loyola e Gonzalo Montes na etapa inicial, beneficiando os chilenos em detrimento do clube de Porto Alegre, que ainda busca seus primeiros pontos no certame e vê sua progressão para a fase subsequente do torneio ficar em risco.
A equipe gremista, empolgada pela recente conquista do título estadual gaúcho, alinhou-se com suas principais peças, destacando-se um trio de frente ofensivo constituído por Diego Costa como referência e Franco Cristaldo e Yeferson Soteldo atuando pelas extremidades. Entretanto, foi a agremiação chilena que exibiu maior acerto nas finalizações.
O efeito surpresa se manifestou aos 13 minutos, com Loyola executando um vistoso chute em forma de voleio, aproveitando-se da hesitação defensiva gremista. Com extrema destreza, o esférico invadiu o gol, inalcançável para o arqueiro Agustín Marchesín.
Na iminência do intervalo da partida, o Huachipato intensificou seu domínio, com Montes desferindo um potente disparo de longa distância, utilizando-se do pé destro, e observe a redonda a espreitar a baliza, muito para o júbilo dos escassos adeptos visitantes na Arena do Grêmio.
Os anfitriões viram suas tentativas de desconto serem obstruídas pela atuação do guardião Martín Parra. Por outro lado, os visitantes chilenos quase ampliaram ainda mais a distância no placar, como na ocasião em que Rodrigo Ely interveio sobre a linha fatal para impedir que Julián Brea balançasse a rede.
Sob a batuta técnica de Renato Gaúcho, o Grêmio sofrera uma derrota sob a elevada altitude na sua estréia na fase de grupos contra o The Strongest. Sua próxima prerrogativa no torneio continental será diante do Estudiantes da Argentina, que superou o esquadrão boliviano por uma margem mínima de 2 a 1 em seu território.
Huachipato e Estudiantes compartilham o posto de vanguarda do Grupo C, somando quatro pontos cada um, com o The Strongest em terceiro, portando um ponto. Na derradeira posição, assegurando o fundo da tabela sem agregar pontos, está o Grêmio, que medirá forças com o Vasco da Gama no desenrolar do campeonato brasileiro, o Brasileirão, já na vindoura jornada de domingo.