O hábito de realizar apostas em eventos esportivos está conquistando um espaço cada vez maior no território nacional. Segundo o levantamento “O mais extenso Raio-X do Aficionado” da CNN/Itatiaia/Quaest, 15% dos inquiridos confessaram ter participado em alguma forma de apostas esportivas pela internet. E esta tendência parece ascendente, particularmente na população jovem.
Incidência de apostas esportivas decresce com o avançar da idade
No contingente de adeptos na faixa etária dos 16 aos 30 anos, 25% já arriscaram em apostas. Já entre indivíduos de 31 a 50 anos, o índice despenca para 16%. Contudo, na população com mais de 51 anos, apenas um modesto 7% experimentou as apostas online.
Existe, assim, uma disparidade marcante ao contemplarmos o sexo dos apostadores. Por um lado, 22% do público masculino já efetuou apostas, enquanto pelo lado feminino, somente 9% admitem ter feito o mesmo.
De maneira surpreendente, as condições econômicas não representam um grande impeditivo para se engajar nas apostas esportivas. Em outras palavras, mesmo entre aqueles que percebem até dois salários mínimos, 13% se arriscaram na aposta.
Este valor eleva para 16% em participantes que ganham de dois a cinco salários mínimos e chega a 17% entre os que têm rendimentos de cinco salários mínimos para cima.
Por outro lado, polêmicas recentes relacionadas a sites de apostas esportivas parecem ter impactado a perspectiva dos entusiastas quanto à presença dessas corporações no mundo esportivo. Em 2023, 66% dos sondados aceitavam tal relação sem entraves. No ano seguinte, essa cifra se reduziu a 59%.
Entretanto, o público mais novo exibe uma postura mais receptiva a acordos de patrocínio feitos por plataformas de apostas esportivas. Assim, dos que têm entre 16 a 30 anos, 67% são propensos à associação, em comparação com 59% dos que possuem 31 a 50 anos e apenas 49% entre os que têm mais de 51 anos.
Ficha de busca
Deste modo, o estudo “O Mais Abrangente Raio-X do Aficionado” conversou ao todo com 6.373 indivíduos, envolvendo 5.023 diálogos aprofundados com fãs de 278 localidades e 714 jovens entre 7 e 15 anos.
Entre os dias 27 de abril e 1º de maio de 2024, as informações foram compiladas. As entrevistas ocorreram face a face, empregando questionários elaborados criteriosamente. O erro estimado nesta pesquisa gira em torno de 1,4%, apresentando um grau de confiança de 95%.