No dia quarta-feira, 22, às 11h, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) voltada para o setor das Apostas Esportivas, convocará o mandatário do São Paulo Futebol Clube, Julio Casares. Este se apresentará para depor a respeito das acusações que o clube enfrenta por adulteração de partidas.
O dirigente máximo do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD), José Perdiz de Jesus, e o procurador-chefe do STJD, Ronaldo Botelho Piacente, também prestarão esclarecimentos sobre as iniciativas efetuadas na prevenção de fraudes nos resultados.
O líder da CPI, senador Jorge Kajuru (PSB-GO), citou Julio Casares como depoente. Kajuru fundamentou seu requerimento exprimindo que “a probidade esportiva e a convicção dos entusiastas estão em risco”, aludindo às denúncias feitas pelo empresário John Textor.
Textor, detentor da maioria das ações do Botafogo, sustenta ter em mãos “provas de ilícitos e distorções de resultados envolvendo árbitros e expoentes do futebol”, abrangendo registros que sugerem um hipotético esquema de comercialização de resultados por atletas do São Paulo.
CPI foca intervenções do STJD e juízes do VAR
O senador Romário (PL-RJ), relator da CPI, exigiu a presença de José Perdiz de Jesus e Ronaldo Botelho Piacente para depoimentos. Com isso, visa desvendar mais profundamente as providências do STJD diante de infrações no âmbito futebolístico, bem como imputações sobre conspirações de enganos.
A CPI, ademais, averiguará a coordenação do tribunal com entidades governamentais quando se tratar de analisar atitudes duvidosas.
Adicionalmente, a CPI decidirá quanto aos pleitos do senador Carlos Portinho (PL-RJ) para intimar os juízes técnicos do VAR Diego Pombo Lopez e Frederico Soares Vilarinho.
Os mesmos atuaram no jogo entre Botafogo e Palmeiras, ocorrido no dia 1º de novembro de 2023. A divulgação da gravação referente a esse confronto despertou intenso debate a respeito do desempenho dos juízes em momentos polêmicos da partida.
Portinho reiterou a relevância de requisitar o depoimento de todos os integrantes do quadro de arbitragem desse embate, para elucidar os padrões aplicados e os contextos das resoluções controvertidas.