A Copa do Mundo Feminina segue a todo vapor, com oito seleções já classificadas para as quartas de final. A fase eliminatória começou na terça-feira, com as vitórias de França e Colômbia sobre Marrocos e Jamaica, respectivamente.
Foram jogos de tirar o fôlego, com momentos inesquecíveis e claro, algumas saídas inesperadas como a do Brasil e Estados Unidos. Além de França e Colômbia, as outras seis equipes que garantiram vaga nas quartas de final foram Espanha, Holanda, Japão, Suécia, Austrália e Inglaterra.
Confira os confrontos pelas quartas de final:
- Espanha x Holanda – 10 de agosto (22h), em Wellington
- Japão x Suécia – 11 de agosto (4h30), em Auckland
- Austrália x França – 12 de agosto (4h), em Brisbane
- Inglaterra x Colômbia – 12 de agosto (7h30), em Sydney
Despedidas da Copa
Mesmo com diversos momentos brilhantes com Ary Borges, a infeliz saída do Brasil após derrota para a França da Copa do Mundo, gerou questionamento quanto a permanência da técnica Pia Sundhage, mesmo possuindo contrato até o fim dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
É provável que os próximos compromissos da seleção – dois amistosos em setembro, na próxima Data Fifa – sejam disputados sob o comando de uma nova comissão técnica, como indicou a diretoria da CBF.
Caso a decisão seja pelo término do contrato de Pia Sundhage, os nomes que estão sendo considerados no momento para substituí-la são de Arthur Elias, técnico do Corinthians, e Emily Lima, ex-técnica da seleção brasileira e atual treinadora da seleção peruana.
E com a saída precoce do Brasil, a Colômbia acabou ficando como a única representante do futebol sul-americano na Copa do Mundo 2023, e as colombianas deram mais um passo importante ao assegurar a posição entre os oito principais times do torneio até agora.
Megan Rapinoe se despede das Copas do Mundo
De maneira um pouco amarga, a famosa atacante estadunidense Megan Rapinoe, aos seus 34 anos, dá adeus às Copas do Mundo após não ter convertido uma cobrança de pênalti decisiva no jogo contra a Suécia, o que resultou na eliminação da seleção dos EUA da competição.
Reações Inesperadas
A Espanha vinha sendo criticada em aspectos técnicos mas reagiu e mostrou sua força para quem ainda questiona o potencial da equipe. Depois de ser goleada pelo Japão, o time se recuperou e emplacou uma goleada histórica na Suíça já no primeiro jogo do mata-mata. O triunfo por 5 a 1 viu a meio-campista Aitana Bonmatí brilhar e anotar dois gols na partida.
Outra foi a França e que mostrou que está preparada para a Copa do Mundo Feminina e não deram chances para as marroquinas, garantindo uma vaga nas quartas de final. Mais uma vez, Le Sommer se destacou com dois gols, e Diani se aproximou da artilharia do Mundial com quatro gols.
A Austrália se classificou para as quartas de final depois de suar um pouco mas ganhou ânimo para sonhar mais alto no torneio. A estrela do time, Sam Kerr, fez sua estreia na Copa do Mundo justamente no confronto de oitavas e se mostra totalmente recuperada de uma lesão que a afastou dos três primeiros jogos.
Considerada uma das melhores jogadoras do mundo na atualidade, Kerr é o maior reforço possível para as anfitriãs, que agora enfrentam a França por uma vaga na semifinal do torneio.