Ícone do site Apostador Brasileiro

A lista de Dorival inclui campeões de categorias inferiores da Seleção

20220418162055 808

Dos 26 atletas convocados por Dorival Júnior para os confrontos amistosos de março frente a Inglaterra e Espanha, onze já foram laureados com títulos nas categorias de base da Seleção Brasileira e agora almejam ampliar suas vitórias ao envergar a emblemática camiseta da Seleção Principal.

No último sábado, dia 23, a Seleção Brasileira triunfou sobre a Inglaterra com o placar mínimo de 1 a 0 no estádio de Wembley, graças a uma finalização certeira de Endrick. Na próxima terça-feira, dia 26, a equipe nacional terá seu embate final desta rodada de amistosos diante da Espanha, culminando assim a sequência de jogos contra equipes do continente europeu.

Dentre os detentores de títulos nas categorias de base encontram-se Danilo, Yan Couto, Wendell, Beraldo, Bruno Guimarães, Douglas Luiz, Lucas Paquetá, Endrick, Richarlison, Savinho e Vinicius Júnior.

Durante essa convocatória, o comandante Dorival Júnior enfrentou a necessidade de excluir atletas por conta de contusões. Não fosse por tais circunstâncias, outros quatro atletas teriam comemorado vitórias com as equipes jovens do Brasil: Ederson, agraciado com o troféu do Torneio de Toulon em 2014; Gabriel Martinelli, agraciado com a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020; Casemiro, laureado com o Campeonato Sul-Americano Sub-17 em 2009, com o Campeonato Sul-Americano Sub-20 e com a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA em 2011; e Marquinhos, tricampeão com o Campeonato Sul-Americano Sub-17 em 2011, com o Torneio de Toulon em 2014 e com a medalha de ouro olímpica nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

O selecionado de Dorival Júnior possui em suas fileiras três atletas agraciados com a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020: Richarlison, Bruno Guimarães e Douglas Luiz. Esse trio desempenhou papel crucial na jornada que culminou com o título olímpico pela segunda vez no Japão.

Adicionalmente, entre os escolhidos há Danilo, agraciado com a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012.

Danilo, a figura mais experimentada do elenco de Dorival, ostenta o título mundial sub-20 pela seleção brasileira. Na Colômbia, fez parte de um grupo promissor que, posteriormente, teve grande atuação pela Seleção Principal, da mesma forma que Casemiro, Alex Sandro, Philippe Coutinho e Oscar.

No Campeonato Sul-Americano Sub-17 sediado no Brasil, Yan Couto integrou a equipe campeã. O torneio foi marcado por episódios marcantes, com destaque para a semifinal contra a França e a grandiosa final diante do México, culminando na quarta conquista brasileira.

Danilo e Savinho são detentores do título sul-americano sub-20. O defensor venceu o campeonato em 2011, juntamente com uma safra encabeçada por Casemiro, Alex Sandro, Lucas Moura, Oscar e Neymar. Já o atacante integrava a seleção na Colômbia, sede do campeonato, mas uma lesão o afastou antes da estreia.

Dos 26 selecionados, Vinicius Júnior e Savinho destacam-se por serem os mais novos campeões pela Seleção Brasileira, ambos no Campeonato Sul-Americano Sub-15, e ambos obtendo sucesso nas decisões por pênaltis.

Vini entrou para a história em 2015 ao derrotar o Uruguai por 5 a 4 nos pênaltis. Savinho garantiu o troféu em 2019 ao superar a Argentina na final, vencendo por 5 a 3 nos pênaltis.

Em 2022, o Brasil rompeu com uma ausência de 38 anos de vitórias ao triunfar no Torneio Montaigu, na França. Com apenas 15 anos, Endrick foi o elemento de destaque na categoria Sub-17 e conquistou os prêmios de melhor jogador e artilheiro da tradicional competição.

O Torneio de Toulon, realizado desde 1967 na cidade homônima francesa, é uma competição clássica da categoria Sub-21 e já foi vencida pelo Brasil em nove ocasiões. Nas duas últimas conquistas, o plantel atual conta com um representante em cada: o defensor Wendell em 2014 e o meia Douglas Luiz em 2019.

No ano de 2022, no Espírito Santo, foi celebrado o Torneio Internacional Sub-20, que atuou como etapa preparatória para o Campeonato Sul-Americano Sub-20 do ano subsequente, conquistado pelo Brasil. Beraldo foi um dos atletas convocados para o evento, que teve adicionalmente a presença das seleções do Uruguai, Paraguai e Equador.

Douglas Luiz e Lucas Paquetá foram vencedores do Torneio Quatro Nações de 2016, competição Sub-20 realizada no Chile e que também contou com as participações do Uruguai e do Equador, além dos anfitriões. O técnico daquele evento foi Rogério Micale.

Sair da versão mobile