O intervalo na temporada de Fórmula 1 de 2024 trouxe uma oportunidade valiosa para as equipes analisarem o desempenho em comparação ao ano anterior. Com quase um mês sem corridas de Fórmula 1, essa pausa permite uma avaliação profunda das mudanças no grid e nas posições das equipes. A temporada 2024, até o momento, tem se mostrado mais competitiva e imprevisível, com uma proximidade maior entre os pilotos e um cenário de altos e baixos nas pontuações das equipes.
Red Bull Racing: De Líder Absoluta a Sob Pressão
Max Verstappen, tricampeão mundial de Fórmula 1, continua liderando o campeonato de 2024, mas a diferença de pontos em relação ao ano anterior é evidente. Em 2023, Verstappen dominou o grid de forma mais consistente, acumulando uma vantagem confortável até o intervalo da temporada. No entanto, em 2024, o holandês tem 37 pontos a menos em comparação ao mesmo ponto no ano passado. Esse declínio é notório, especialmente considerando que, em 2024, foram realizadas 14 corridas antes da pausa, contra 13 em 2023.
Sergio Pérez, companheiro de equipe de Verstappen, viu uma queda ainda mais acentuada em seu desempenho. Vice-líder em 2023, Pérez ocupa apenas a sétima posição em 2024, com 58 pontos a menos do que no ano anterior. Essa queda contribuiu significativamente para a diminuição de 95 pontos da Red Bull Racing (RBR) entre as duas temporadas, destacando as dificuldades enfrentadas pela equipe nesta temporada.
McLaren: O Maior Crescimento do Grid
Enquanto a Red Bull luta para manter sua superioridade na Fórmula 1, a McLaren experimentou uma ascensão impressionante em 2024. Lando Norris, que teve uma temporada relativamente discreta em 2023, agora se encontra como o piloto mais próximo de Verstappen. Norris acumulou 130 pontos a mais em 2024, uma mudança notável que reflete o renascimento da McLaren como uma força competitiva.
Oscar Piastri, companheiro de equipe de Norris, também apresentou um crescimento impressionante, com 133 pontos a mais em 2024. Juntos, eles impulsionaram a McLaren a um aumento total de 263 pontos em comparação a 2023, a maior melhoria entre todas as equipes do grid.
Aston Martin: O Declínio Mais Acentuado
Em contrapartida, a Aston Martin sofreu a maior queda de desempenho entre as equipes em 2024. Com 123 pontos a menos do que no mesmo período em 2023, a montadora inglesa viu seu status de terceiro lugar ser tomado pela Ferrari. A maior parte dessa queda é atribuída a Fernando Alonso, que perdeu 100 pontos em relação ao ano passado. Alonso, que ocupava a terceira posição no intervalo de 2023, agora está em nono lugar, ilustrando o declínio significativo da equipe.
Ferrari: A Volta ao Topo
A Ferrari, que terminou a temporada de Fórmula 1 de 2023 fora das três primeiras colocações, conseguiu se recuperar em 2024. A escuderia italiana venceu duas corridas até o intervalo, aumentando sua pontuação em 154 pontos em comparação ao ano anterior. A equipe agora ocupa a terceira posição, impulsionada pelo desempenho equilibrado de seus pilotos. Charles Leclerc obteve 78 pontos a mais em 2024, enquanto Carlos Sainz acrescentou 70 pontos à sua conta, refletindo uma melhoria consistente.
Mercedes: Pequenos Ganhos, Grandes Desafios
Apesar de ter voltado a vencer em 2024, a Mercedes não experimentou um crescimento significativo na pontuação geral na Fórmula 1. Lewis Hamilton, que quebrou um jejum de vitórias de quase três anos, adicionou apenas dois pontos em relação a 2023. Seu companheiro de equipe, George Russell, teve um aumento um pouco maior, com 17 pontos a mais. A Mercedes ainda enfrenta desafios, mas o retorno aos pódios e vitórias mostra que a equipe está no caminho certo para se restabelecer como uma força dominante na F1.
As Lutas na Parte Inferior do Grid
Na parte inferior do grid, várias equipes enfrentam dificuldades em 2024. A Williams e a Sauber agora ocupam as últimas duas posições, com a Sauber ainda sem pontuar na temporada. A Alpine, que tinha um desempenho sólido em 2023, registrou uma queda de 46 pontos em 2024, mesmo com duas corridas a mais. Essa queda sublinha os desafios enfrentados pela equipe francesa, que luta para se manter competitiva.
Reb Bull Racing: De Lanterna a Surpresa
A Red Bull Racing (RB), que terminou o intervalo de 2023 na última posição, teve uma recuperação em 2024. Yuki Tsunoda tem sido uma peça chave na melhoria da equipe, enquanto Daniel Ricciardo também voltou a pontuar, ajudando a RB a deixar as últimas filas do grid. A Haas, por sua vez, conseguiu algum sucesso com Nico Hulkenberg, que encontrou um bom ritmo na metade da temporada, contribuindo para uma ligeira melhoria na classificação da equipe.
Um Cenário Mais Competitivo e Desafiador na Fórmula 1
A comparação entre as temporadas 2023 e 2024 revela um cenário muito mais competitivo na Fórmula 1. As quedas acentuadas de algumas equipes, como Aston Martin e Red Bull, contrastam com o crescimento notável de outras, como McLaren e Ferrari. Esse equilíbrio crescente sugere que a segunda metade da temporada de 2024 será imprevisível e repleta de disputas acirradas, com várias equipes buscando consolidar suas posições no grid.
Nos acompanhe nas redes sociais do Apostador Brasileiro e saiba tudo sobre apostas esportivas.