O meio-campista estrela do Manchester United, Casemiro, acredita que o treinador Erik Ten Hag ainda pode “desenvolver” o clube inglês, apesar de uma temporada turbulenta até o momento.
“Eu não sou a pessoa que decide quem deve ser o treinador”, afirmou o brasileiro recentemente à Amanda Davies da CNN em Dubai. “Temos pessoas qualificadas para decidir isso, mas [Ten Hag] mostrou na temporada passada que pode fazer o Manchester United crescer.“
Nomeado em abril de 2022, Ten Hag assumiu as responsabilidades de treinador do United no início da última temporada e levou o clube a um terceiro lugar na Premier League.
No entanto, assim como inúmeros outros começos promissores desde a aposentadoria de Alex Ferguson em 2013, a segunda temporada do holandês no comando trouxe apenas atuações inconsistentes e uma maior atenção sobre seu emprego.
“Na última temporada, tivemos um crescimento realmente bom e a equipe estava em ascensão“, disse Casemiro. “Claro, o Manchester United sempre precisa de mais e mais e sempre precisa vencer, mas mostramos na última temporada que somos capazes de alcançar coisas grandiosas.”
Após enfrentar o pior início de temporada na Premier League desde 1989-90, de acordo com a Opta, o United ocupa atualmente a oitava posição na tabela, nove pontos atrás do quarto colocado, e foi eliminado da Liga dos Campeões na fase de grupos.
Casemiro ficou na reserva durante grande parte desse período, se recuperando de uma lesão no tornozelo que sofreu enquanto jogava pelo Brasil em outubro, embora ele tenha afirmado que está retornando “para a segunda metade da temporada“.
Apesar da turbulência, Casemiro disse que ainda está “curtindo” jogar no United e na Premier League, depois de ter se juntado ao clube em agosto de 2022 vindo do Real Madrid, onde conquistou cinco títulos da Liga dos Campeões durante uma década lá.
“Estou muito feliz no Manchester United”, disse ele. “Como sempre disse, os fãs sempre me ajudaram. O clube sempre tem sido bom para mim.”
Fora de campo, o clube também está em um estado de transformação, depois que o bilionário britânico da indústria petroquímica, Jim Ratcliffe, adquiriu uma participação de 25% no United e já começou a assistir aos jogos, buscando mudar a sorte da equipe.
“Ele já se apresentou para nós“, disse Casemiro. “Acredito que, com sua mentalidade vencedora e suas vitórias em todos os esportes, é sempre muito importante ter pessoas que desejam continuar crescendo. Com sua experiência, ele devolverá o Manchester United ao mais alto nível possível. Estamos muito ansiosos para aprender, evoluir e levar o clube ao lugar mais alto.“
No entanto, Casemiro reconheceu que o United não está “na melhor posição no momento” em comparação com seus rivais, como o Manchester City ou o Liverpool.
“Sempre foi meu desafio ajudar meus companheiros de equipe e o Manchester United a continuar crescendo e, claro, como todos nós queremos, devolver o clube a ser o melhor do mundo”, acrescentou.