As indagações acerca do destino de Bruno Guimarães no Newcastle United se intensificam à medida que o término da temporada se aproxima. O futebolista brasileiro enfrentará uma redução considerável em seus vencimentos por não obter vaga na Champions League, o que poderia incentivá-lo a solicitar uma transferência, avaliada em 100 milhões de libras, o valor de sua cláusula de rescisão.
Se um clube desembolsar essa quantia, que corresponderia a cerca de 116 milhões de euros segundo a cotação atual, Bruno Guimarães poderia ascender, neste verão, ao posto de terceiro jogador brasileiro mais dispendioso da história.
Neymar, Coutinho e… Bruno Guimarães?
Atualmente, o pódio dos jogadores brasileiros com as transferências mais onerosas é encabeçado por Neymar Jr., que ocupa a primeira colocação graças à sua transferência para o PSG em 2017, de 222 milhões de euros, mantendo-se a contratação mais cara da história.
O segundo lugar é detido por Philippe Coutinho, que protagonizou uma transferência bastante falha para o FC Barcelona, custando 135 milhões de euros em 2018.
O terceiro lugar pertence ao polêmico Antony, um atleta pelo qual o Manchester United pagou 95 milhões de euros no verão de 2022, e desde sua chegada, sua valia e relevância têm decrescido.
Se um clube pagar a cláusula de liberação de Bruno Guimarães neste verão, um cenário bastante plausível em virtude da sua situação esportiva e salarial corrente, o volante poderá superar Antony e reivindicar a terceira posição nesse ranking exclusivo, que também apresenta estes astros:
As 10 transferências de jogadores brasileiros mais caras da história
- Neymar Jr. – Do FC Barcelona para o PSG (2017/18): 222 milhões de euros
- Philippe Coutinho – Do Liverpool para o FC Barcelona (2017/18): 135 milhões de euros
- Antony – Do Ajax para o Manchester United (2022/23): 95 milhões de euros
- Neymar Jr. – Do PSG para o Al-Hilal (2023/24): 90 milhões de euros
- Neymar Jr. – Do Santos para o FC Barcelona (2013/14): 88 milhões de euros
- Arthur Melo – Do FC Barcelona para a Juventus (2020/21): 80.6 milhões de euros
- Casemiro – Do Real Madrid para o Manchester United (2022/23): 70.6 milhões de euros
- Kaká – Do AC Milan para o Real Madrid (2009/10): 67 milhões de euros
- Alisson Becker – Da Roma para o Liverpool (2018/19): 62.5 milhões de euros
- Malcom – Do Zenit para o Al-Hilal (2023/24): 60 milhões de euros
Relembrando Zagallo
A Série Sambafoot lançou um novo documentário acerca da lenda do futebol Zagallo. Conhecido como ‘Velho Lobo' e tão supersticioso quanto se possa ser, Zagallo contribuiu significativamente para moldar o futebol brasileiro contemporâneo – tanto como jogador quanto treinador.
Confira os primeiros quatro episódios já disponíveis no canal da Sambafoot no Youtube. Aguarde os lançamentos futuros enquanto contamos a história de vida desta lenda.